Baixas até três dias podem vir a ser emitidas pelo SNS24

A alteração vai ser proposta na quarta-feira, com o grupo parlamentar a quer adicionar o “serviço digital do SNS” como prova de doença.

O PS vai propor uma alteração à lei para que a linha SNS24 passe a emitir justificações de faltas por doença até três dias, de forma a evitar que os trabalhadores se desloquem até aos centros de saúde ou hospitais, revela o “Público”.

A alteração vai ser proposta na quarta-feira, com o grupo parlamentar a quer adicionar o “serviço digital do SNS” como prova da situação de doença do trabalhador. Atualmente, as declarações são passadas por hospitais, centros de saúde e através de atestados médicos.

No entanto, para evitar abusos, o PS indica que esta possibilidade não deve “exceder os três dias consecutivos até ao limite de seis dias por ano”. Assim, estão em causa baixas de curta duração em que o trabalhador não recebe salário ou subsídio de doença (baixa) mas necessita de justificar a ausência junto da entidade empregadora.

Recomendadas

Água potável chegará a todas as aldeias de Castro Marim até 2025

O autarca lembrou as “dificuldades” sentidas ao longo da sua presidência, primeiro com uma oposição interna que levaria à cisão com o PSD e posterior candidatura independente do seu antecessor no cargo, José Estevens, e depois com uma maioria relativa que foi bloqueada pela oposição e que tornou a ação do executivo difícil, contou.

BE propõe fim das propinas nas licenciaturas e cursos técnicos superiores

Na opinião de Joana Mortágua, “está na altura de reconhecer que as palavras não podem ser vãs”, dando como exemplo as do Presidente da República quando reconheceu que “as propinas são uma barreira ao Ensino Superior” e à sua democratização, bem como “as palavras de todos dirigentes do PS que tomaram posição” sobre este tema.

Costa e Marcelo: são precisos dois para dançar o ‘merengue’. Ouça o podcast “Maquiavel para Principiantes”

“Maquiavel para Principiantes”, o podcast semanal do JE da autoria do especialista em comunicação e cronista do “Jornal Económico”, Rui Calafate, pode ser ouvido em plataformas multimédia como Apple Podcasts e Spotify.
Comentários