[weglot_switcher]

Balança corrente da Zona Euro aumenta 33,3 mil milhões de euros em agosto

O aumento, impulsionado pelo aumento dos investimentos diretos e de carteira e pela queda líquido de obrigações, é o mais alto desde maio do ano passsado.
  • Aly Song/Reuters
20 Outubro 2017, 12h50

O Banco Central Europeu (BCE) revelou esta sexta-feira que a balança corrente da Zona Euro registou em agosto um excedente de 33,3 mil milhões de euros. O aumento, impulsionado pelo aumento dos investimentos diretos e de carteira e pela queda líquido de obrigações, é o mais alto desde maio do ano passsado.

O excedente das receitas e pagamentos da zona euro face ao exterior revela uma subida de 6,8 mil milhões de euros, em comparação com igual período do ano passado. Em comparação com o mês anterior, foram contabilizados mais 1,8 mil milhões de euros em excedentes de trocas de mercadorias, serviços, rendimentos e transferências.

O aumento do superávit foi mpulsionado sobretudo pela aquisição líquida de ativos com investimentos diretos e de carteira. As aquisições registaram um crescimento de 2,6 mil milhões de euros em julho para 7,2 mil milhões em agosto. Além disso, registou-se um decréscimo líquido de obrigações, dos 14,8 mil milhões de euros para os 12,4 mil milhões.

O superávit mensal da conta corrente da zona do euro tem permanecido no nível mais alto da última década depois de em abril ter atingido o seu pico máximo.

O saldo acumulado anual da balança corrente nos últimos 12 meses até agosto registou um excedente de 338,5 mil milhões de euros. O valor equivale a 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB), contra um excedente de 358,1 mil milhões de euros em agosto de 2016 (3,3% do PIB).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.