[weglot_switcher]

Banca europeia vai beneficiar da receita com juros, mas esta será consumida pelo aumento das imparidades para crédito

O relatório conclui que taxas de juros crescentes trazem margem financeira para os bancos europeus, mas custos e imparidades mais altos compensarão os benefícios. Nesta amostra  de 34 maiores bancos europeus não estão incluídos bancos portugueses e há três espanhóis (Santander, BBVA e CaixaBank).
26 Setembro 2022, 12h12

A Moody’s publicou hoje um relatório que analisa o impacto do aumento das receitas líquidas de juros nos bancos europeus.

O relatório conclui que taxas de juros crescentes trazem margem financeira para os bancos europeus, mas custos e imparidades mais altos compensarão os benefícios.

Nesta amostra de 34 maiores bancos europeus não estão incluídos bancos portugueses e há três espanhóis (Santander, BBVA e CaixaBank).

“Esperamos que o crescimento da receita de margem financeira para os bancos da zona euro acelere até 2022 e até 2023, apoiando a rentabilidade para todos os bancos. No entanto, a inflação subjacente e o aumento da pressão sobre os orçamentos das famílias e das empresas irá provavelmente aumentar os custos e os empréstimos problemáticos durante 2023”, de acordo com o relatório.

O relatório mostra que as receitas líquidas de juros aumentaram mais de 10% na primeira metade de 2022 nos 34 maiores bancos europeus, ajudadas pelo aumento do volume de empréstimos e margens de juro líquidas mais elevadas, uma vez que os bancos aumentaram as taxas de empréstimo mais rapidamente do que as taxas de depósito.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.