[weglot_switcher]

Banca pressiona chineses da TAP. Companhia continua a atrasar pagamentos

Situação de incumprimento do grupo chinês HNA agrava-se. Entidades bancárias credoras mantém negociações mas as companhias subsidiárias do grupo continuam a estender os prazos para regularizar a situação.
15 Janeiro 2018, 13h19

O contínuo atraso nos pagamentos por parte de algumas companhias aéreas filiais da HNA, grupo chinês que reforçou recentemente a sua posição na TAP, respeitantes ao aluguer de aviões, nomeadamente ao Export-Import Bank of China, entidade de financiamento de longo prazo do grupo, levou à constituição de uma equipa de gestão dos problemas de liquidez do grupo.

Segundo avança a Reuters, citando fontes próximas, os credores chineses, incluindo o Bank of hina, a China Minsheng Banking e o Bank of Communications, asseguram que se mantém em negociações com algumas companhias aéreas ligadas ao grupo HNA, com o objetivo de ainda recuperar os pagamentos em atraso. Os credores avançaram ainda que alguns dos pagamentos foram adiados por mais de dois meses.

As companhias já tinham assegurado que os pagamentos seriam feitos o mais rapidamente possível, na expectativa, porém, que os bancos continuem a apoiar o grupo nos próximos meses. Em comunicado recente, a HNA, reafirmou que “o grupo e as suas filiais estão a conseguir estabilizar operações e estão a pagar gradualmente os valores em atraso, tal como havia sido planeado”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.