[weglot_switcher]

Banco Alimentar do Porto lança hoje nova campanha de angariação de bens

O Banco Alimentar do Porto lança a partir de hoje, até 19 de junho uma nova campanha de angariação de bens alimentares envolvendo os agrupamentos de escuteiros e as paróquias da Diocese do distrito aderentes.
22 Maio 2021, 17h28

“Todos aqueles que pretendam associar-se a esta campanha e ajudar a ajudar poderão dirigir-se ao CNE – Centro Nacional de Escutas ou a uma das paróquias do distrito do Porto que responderam afirmativamente a este projeto”, refere o Banco Alimentar do Porto em comunicado.

Sob o mote “Escuta: é hora de agir!”, a nova campanha de angariação de bens alimentares decorre em parceria com a Diocese do Porto e a Junta Regional do Porto e pretende continuar a responder às necessidades de inúmeras famílias da região, colmatando a quebra resultante da suspensão da habitual campanha em supermercados, devido à situação pandémica.

Citado no comunicado, o presidente do Banco Alimentar do Porto diz que “esta é a hora de ajudar”: “Queremos fazer desta uma grande campanha, por isso, age: sai do banco do teu lar e ajuda o Banco a Alimentar!”, sustenta António Cândido da Silva.

Em 2020, e para fazer face à suspensão da campanha do saco, que habitualmente ocorre duas vezes por ano nos super e hipermercados, o Banco Alimentar do Porto lançou também um conjunto de iniciativas com o objetivo de continuar a angariar bens alimentares, tendo angariado mais de 629 toneladas de bens.

Segundo dados avançados recentemente à agência Lusa pela responsável pela área de apoio social do Banco Alimentar do Porto, Inês Pinto Soares, atualmente são mais de 300 as instituições que o banco apoia mensalmente, estando mais de uma centena em lista de espera, que vão sendo ajudadas sempre que existem “excedentes de bens alimentares” e de forma rotativa.

Em 2019, chegaram diretamente ao banco mais de 70 pedidos de ajuda. Em 2020, esse número ultrapassou os 500 e no primeiro trimestre deste ano, contabilizaram-se mais de 100.

Uma vez que o banco não apoia diretamente as pessoas, mas sim as instituições, os pedidos de ajuda são reencaminhados para as instituições que prestam assistência e “cobrem os problemas sociais do distrito do Porto”, explicou, na altura, Inês Pinto Soares.

Do armazém do Banco Alimentar do Porto localizado na zona industrial de Perafita, em Matosinhos, saem diariamente 20 a 25 toneladas de produtos alimentares, desde frescos e secos, para 30 a 35 instituições do distrito do Porto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.