[weglot_switcher]

Banco central chinês volta a injetar liquidez no mercado após 36 dias

O Banco do Povo Chinês (banco central) injetou hoje 160 mil milhões de yuan (20.500 milhões de euros) no sistema financeiro do país, na primeira injeção de liquidez em mais de trinta dias, informou a agência noticiosa oficial Xinhua.
  • Reuters
17 Dezembro 2018, 09h00

O banco central da China efetuou aquela operação através de acordos de recompra (‘repos’), mecanismo que pressupõe a recompra posterior dos títulos vendidos dentro de um prazo estabelecido.

Os ‘repos’ têm um vencimento de sete dias e taxas de juros de 2,55%.

A operação visa manter níveis suficientes de liquidez e compensar o impacto causado pela emissão de novos títulos governamentais, destaca a Xinhua, que cita o banco central chinês.

Em declarações à agência, o economista Hua Changchun diz esperar que o banco central mantenha a liquidez nas próximas semanas, visando resistir a pressões económicas negativas e à escassez de liquidez de final do ano.

O banco central chinês tem optado cada vez mais por operações no mercado aberto na gestão da liquidez, ao invés de baixar as taxas de juros ou reduzir o coeficiente de reservas obrigatórias dos bancos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.