[weglot_switcher]

Banco central da Turquia sobe taxas de juro

Os responsáveis pela política monetária turca reuniram-se esta quinta-feira e anunciaram uma subida de 625 pontos base.
  • STR/Lusa
13 Setembro 2018, 12h17

Tal como anteviam os analistas, o Comité de Política Monetária do Banco Central da República da Turquia (CBRT) anunciou esta quinta-feira à tarde o aumento das taxas de juro de 17,75% para 24%. A subida representa aumento de 625 pontos base, o que significa um acréscimo de 625 pontos base.

A moeda turca já reage no ‘verde’ à decisão do banco central: dispara 3,12% face à divisa norte-americana, para 1,1619 dólares, e aprecia 2,17% perante a moeda única, para 0,1397 euros. A bolsa de Istambul voltou também a valorizar: sobe 1,04%, para 93.190,67 pontos.

O CBRT salienta que dados divulgados recentemente mostram que a Turquia está perante uma “tendência de reequilíbrio mais significativa na atividade económica” e que a procura externa mantém força, enquanto a desaceleração da procura interna acelera.

“A recente evolução das perspetivas de inflação aponta para riscos significativos na estabilidade dos preços. Os aumentos de preços mostraram um padrão generalizado nos subsetores, refletindo os movimentos nas taxas de câmbio”, refere o relatório do comité turco.

O banco central argumenta que pretende apoiar a “estabilidade de preços”. “A deterioração do comportamento de preços continua a representar riscos ascendentes para o outlook da inflação, apesar de as condições da procura interna serem mais fracas”, defendem os responsáveis pela política monetária turca, no mesmo documento.

Ao longo desta manhã, a lira turca esteve a desvalorizar em relação ao dólar e ao euro, depois de o presidente Recep Tayyip Erdoğan ter afirmado que o país deveria baixar as taxas de juro e as ter caracterizado de “ferramentas de exploração”.

Notícia atualizada às 12h49

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.