Banco central dos EUA inicia reunião de política monetária

O comité de política monetária da Reserva Federal (Fed), banco central norte-americano, iniciou hoje em Washington uma reunião de dois dias após a qual deverá deixar inalteradas as taxas de juro. “O comité de política monetária iniciou a reunião às 10:00 (15:00 em Lisboa) como previsto”, indicou hoje um porta-voz da Fed. Após a reunião, […]

O comité de política monetária da Reserva Federal (Fed), banco central norte-americano, iniciou hoje em Washington uma reunião de dois dias após a qual deverá deixar inalteradas as taxas de juro.

“O comité de política monetária iniciou a reunião às 10:00 (15:00 em Lisboa) como previsto”, indicou hoje um porta-voz da Fed.

Após a reunião, será divulgado um comunicado na quarta-feira às 19:00 (hora de Lisboa) e não haverá conferência de imprensa da presidente do banco central norte-americano, Janet Yellen.

Segundo as previsões de economistas, a Fed manterá as taxas de juro sem alterações (próximas de zero) devido à inflação baixa.

Na reunião de dezembro, o banco central norte-americano indicou que seria “paciente” antes de normalizar a sua política monetária.

Vários analistas consideram que a Fed só deverá começar a subir as taxas de juro mais perto de junho, devido à inflação que se tem mantido baixa com a queda do preço do petróleo.

Segundo as atas da última reunião do comité de política monetária da Fed, antes de o Banco Central Europeu (BCE) anunciar um vasto programa de compra de ativos, vários membros manifestaram a sua preocupação com o impacto de uma degradação da situação económica mundial no crescimento da economia norte-americana.

O crescimento no terceiro trimestre de 2014 avançou a um ritmo anual de 5% e na próxima sexta-feira o Governo divulga a sua primeira estimativa de crescimento nos últimos três meses do ano passado.

A inflação nos Estados está em 1,2% e a taxa de desemprego caiu em dezembro para 5,6%.

OJE/Lusa

Recomendadas

Euro valoriza e aproxima-se dos 1,08 dólares

O euro subiu hoje e aproximou-se do patamar de 1,08 dólares, após um aumento da tolerância ao risco nos mercados, depois de dias de tensão, graças às medidas de apoio ao sistema financeiro global.

“É algo novo a nível nacional”, diz presidente do IAPMEI sobre agendas mobilizadoras do PRR

Luís Filipe Guerreiro lamentou que “muitos velhos do Restelo” não tivessem acreditado na obrigação de ter as empresas a trabalhar com os centros tecnológicos por pouco mais de 900 mil euros, o valor que, primeiramente, estava associado a estes projetos cofinaciados por privados e pelo Plano de Recuperação e Resiliência. “Neste momento estamos no triplo”, frisou.

UE. Exportação de serviços de transporte rendeu 211,1 mil milhões de euros

Os Estados-membros da União Europeia registaram em 2021 um aumento de 14% face aos níveis pré-pandemia nas receitas com a venda de serviços de transporte a países externos. O transporte marítimo foi dominador, ao passo que o transporte aéreo foi o único que não recuperou, comparando com os dados de 2019.