O comité de política monetária da Reserva Federal (Fed), banco central norte-americano, iniciou hoje em Washington uma reunião de dois dias após a qual deverá deixar inalteradas as taxas de juro.
“O comité de política monetária iniciou a reunião às 10:00 (15:00 em Lisboa) como previsto”, indicou hoje um porta-voz da Fed.
Após a reunião, será divulgado um comunicado na quarta-feira às 19:00 (hora de Lisboa) e não haverá conferência de imprensa da presidente do banco central norte-americano, Janet Yellen.
Segundo as previsões de economistas, a Fed manterá as taxas de juro sem alterações (próximas de zero) devido à inflação baixa.
Na reunião de dezembro, o banco central norte-americano indicou que seria “paciente” antes de normalizar a sua política monetária.
Vários analistas consideram que a Fed só deverá começar a subir as taxas de juro mais perto de junho, devido à inflação que se tem mantido baixa com a queda do preço do petróleo.
Segundo as atas da última reunião do comité de política monetária da Fed, antes de o Banco Central Europeu (BCE) anunciar um vasto programa de compra de ativos, vários membros manifestaram a sua preocupação com o impacto de uma degradação da situação económica mundial no crescimento da economia norte-americana.
O crescimento no terceiro trimestre de 2014 avançou a um ritmo anual de 5% e na próxima sexta-feira o Governo divulga a sua primeira estimativa de crescimento nos últimos três meses do ano passado.
A inflação nos Estados está em 1,2% e a taxa de desemprego caiu em dezembro para 5,6%.
OJE/Lusa