Banco de Fomento apoiou empresas com mais de 10 mil milhões desde que foi criado

Beatriz Freitas, presidente executiva do Banco Português de Fomento, afirmou no Parlamento que o banco apoiou, desde que foi criado, 75 mil empresas através de 10,5 mil milhões de euros em instrumentos de garantia e mais de 150 empresas com 200 milhões de euros em instrumentos de capital e dívida.

Crédito: Cristina Bernardo

Desde que foi criado em 2o20, o Banco Português de Fomento (BPF) apoiou mais de 75 mil empresas, num montante superior a 10 mil milhões de euros, através de instrumentos de garantia e de capital. Os números foram avançados por Beatriz Freitas, presidente da comissão executiva do banco, no Parlamento.

“Desde o ano da sua criação até ao primeiro semestre de 2022, só em instrumentos de garantia foram apoiadas mais de 75 mil empresas (que asseguram mais de 1,5 milhões de postos de trabalho), no valor global de 10,5 mil milhões de euros”, afirmou Beatriz Freitas na comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, esta quinta-feira.

A CEO do banco, que vai ser substituída no cargo por Ana Carvalho, detalhou ainda que, “dos destinatários dos apoios concedidos, 70% são microempresas, 22% pequenas, 6% médias e 2% grandes empresas”, respondendo aos deputados numa audição sobre a atribuição de fundos do PRR à Pluris Investment, de Mário Ferreira.

No mesmo período, referiu ainda, “no que toca a instrumentos de capital e dívida foram apoiadas mais de 150 empresas (que asseguram mais de três mil postos de trabalho), no valor global de mais de 200 milhões de euros”, notando que “estes números não têm em conta, naturalmente, os apoios a concluir ao abrigo dos vários programas de investimento no âmbito do Fundo de Capitalização e Resiliência, que os deverão aumentar exponencialmente”.

O BPF já tinha revelado que, no primeiro semestre deste ano, apoiou aproximadamente 1.600 empresas portuguesas, que asseguram o emprego de mais de 57 mil trabalhadores. Isto através de 556 milhões de euros de financiamento garantido e do coinvestimento de 44,7 milhões de euros em empresas, com recurso a instrumentos de capitalização.

Relacionadas

Banco de Fomento garante que aplicou critérios de forma transparente no caso Mário Ferreira (com áudio)

Beatriz Freitas, CEO do Banco Português de Fomento que vai ser substituída por Ana Carvalho, garante que o banco gere os processos de candidatura com rigor e transparência, depois da polémica em torno da atribuição de fundos ao empresário Mário Ferreira.

Banco de Fomento apoia 1.600 empresas com 600 milhões de euros

O Banco Português de Fomento apoiou, no primeiro semestre de 2022, perto de 1.600 empresas portuguesas que asseguram cerca de 57 mil postos de trabalho, através de 556 milhões de euros de financiamento garantido e de outros 44,7 milhões com recurso a instrumentos de capitalização.

Banco de Fomento já enviou nomes de novos gestores para o Banco de Portugal

Entre os nomes que vão ser sujeitos à avaliação do regulador está Celeste Hagatong, escolhida para presidente do conselho de administração, e Ana Carvalho enquanto presidente executiva.
Recomendadas

Montepio vende Finibanco Angola a grupo da Nigéria

O Acess Bank é uma entidade detida a 100% pela Access Holdings Plc (Access Corporation), um banco comercial que opera através de uma rede de mais de 700 balcões e pontos de atendimento, abrangendo 3 continentes, 17 mercados e 45 milhões de clientes, segundo o Montepio. Valor não foi divulgado.

Lucros do Banco de Fomento sobem 135% para 22,9 milhões de euros em 2021

“Este aumento explica-se, essencialmente, pelo crescimento do produto bancário que passou de 31,89 milhões de euros, em 2020 para 44,69 milhões de euros no ano em análise”, ou seja, subiu 40%.

Produção das seguradoras cresceu 38% para 12,4 mil milhões em 2021

A entidade liderada por Margarida Corrêa de Aguiar anunciou que a produção global de seguro direto das empresas de seguros revelou uma recuperação de 38% durante o exercício de 2021, para 12,4 mil milhões de euros, invertendo a tendência negativa a que se assistiu nos dois anos anteriores.
Comentários