[weglot_switcher]

Banco de Inglaterra acelera subida dos juros e sobe 50 pontos para taxa mais alta desde 2008

O Comité de Política Monetária decidiu nesta quinta-feira aumentar as taxas de juros de 1,25% para 1,75%, o nível mais alto desde o final de 2008. O banco central dos britânicos não aumentava o preço do dinheiro nesta dimensão desde 1995. 
  • Toby Melville / Reuters
4 Agosto 2022, 11h33

O Banco de Inglaterra subiu a taxa de juro em 50 pontos base como não era visto há 27 anos para 1,75%. O seu Comité de Política Monetária decidiu nesta quinta-feira aumentar as taxas de juros de 1,25% para 1,75%, o nível mais alto desde o final de 2008. O banco central dos britânicos não aumentava o preço do dinheiro nesta dimensão desde 1995.

A decisão foi tomada com oito votos a favor contra um contra dentro do órgão decisor do Banco de Inglaterra, de acordo com um comunicado difundido pela Reuters. Este último membro do Comité preferia que o aumento fosse mais limitado, de 25 pontos base.

Recorde-se que o Banco de Inglaterra já aumentou a taxa de juro de referência cinco vezes desde dezembro de 2021, sendo esta a sexta e a maior subida desde 1995. Em meados de julho, o governador do Banco de Inglaterra, Andrew Bailey já tinha admitido a possibilidade de um novo aumento da taxas de juro desta dimensão.

O Banco de Inglaterra avisou também que o Reino Unido vai entrar em recessão no final do ano.

O BoE destaca no seu comunicado que as pressões inflacionistas no Reino Unido e no resto da Europa se intensificaram significativamente, refletindo “em grande parte uma quase duplicação dos preços grossistas do gás desde maio, devido à restrição do fornecimento de gás à Europa pela Rússia e ao risco de novas restrições”.

O banco central salienta que o esperado aumento dos preços da energia “exacerbará o declínio no rendimento real das famílias e aumentará ainda mais a inflação do Reino Unido a curto prazo”. A nova previsão do Índice de Preços do Consumidor prevê que os preços subam mais de 13% no quarto trimestre de 2022 e permaneçam em níveis muito altos por grande parte de 2023, antes de cair para a meta de 2% em dois anos.

O índice de preços ao consumidor (IPC) no Reino Unido subiu em junho para 9,4% ao ano o nível mais alto em 40 anos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.