Banco de Inglaterra adia decisão sobre taxas de juro para a próxima semana

Apesar de os analistas esperarem que a instituição venha a subir as taxas de juro em mais 50 pontos base, há quem admita uma subida de 75 pontos base, em linha com o que foi feito pelo Banco Central Europeu.

Alessia Pierdomenico/Reuters

O Banco de Inglaterra (BoE) anunciou hoje que a reunião na qual seria tomada a decisão sobre a taxa de juro foi adiada para a próxima semana, devido ao período de luto que se iniciou com o falecimento da Rainha Isabel II.

“À luz do período de luto nacional agora cumprido no Reino Unido, a reunião de setembro de 2022 do Comité de Política Monetária foi adiada por um período de uma semana”, pode ser lido na nota publicada na página do banco central do Reino Unido.

De acordo com a “Reuters”, trata-se do primeiro adiamento de uma reunião de política monetária desde que o banco central se tornou operacionalmente independente há 25 anos.

“A decisão do Comité será anunciada às 12 horas do dia 22 de setembro”, é ainda adiantado no mesmo comunicado do BoE.

Apesar de os analistas esperarem que a instituição venha a subir as taxas de juro em mais 50 pontos base, há quem admita uma subida de 75 pontos base, à imagem do que foi feito pelo Banco Central Europeu.

Recomendadas

OE2023. Maioria dos empresários defende mexidas no IRS

Inquérito da consultora EY conclui que mais de 90% dos empresários defende alterações no IRS para mitigar efeitos da inflação – essencial para suportar o consumo privado. Empresas continuam a dar nota negativa ao sistema fiscal português e face à crise energética sinalizam como medidas prioritárias a descida do IRC e do IVA sobre todos os escalões de consumo de eletricidade consideradas.

OE2023: Conselho de Ministros extraordinário discute documento na terça-feira

O Governo discute em Conselho de Ministros extraordinário na terça-feira a proposta de Orçamento do Estado para 2023, numa reunião que marca o começo do processo de aprovação do documento, que é entregue ao parlamento na segunda-feira.

Mercado Automóvel em Portugal cai 34,7% até setembro

Apesar do mercado automóvel ter caído entre janeiro e setembro, foram matriculados mais 12,8% automóveis no mês passado do que em período homólogo de 2021.
Comentários