Depois da subida das taxas de juros por parte do Banco Central Europeu (BCE), o Banco de Inglaterra (BoE) está a pensar em seguir o exemplo, ainda que a um nível mais baixo. De acordo com o “El Economista”, o BoE pode vir a subir os juros em 25 pontos base na próxima semana, isto depois de ontem, quinta-feira, o BCE ter aumentado a taxa em 50 pontos base.
“A subida do BCE pode ter aumentado ligeiramente as hipóteses de o BoE subir 25 pontos base na próxima semana. A nossa aposta é uma subida, embora seja preciso admitir que esta é uma decisão muito apertada, uma vez que reconhecemos que dependerá da evolução dos mercados financeiros e dos números do IPC da próxima semana”, aponta Francesco Pesole, analista da ING.
Pesole admite que o BoE é “mais relaxado que o BCE e a Reserva Federal”, o que permite mais manobra ao banco central britânico.
De relembrar que, no mês passado, o BoE anunciou um aumento da taxa principal em 50 pontos base para 4%, tendo sido este o maior aumento em 14 anos. A subida aconteceu quando a inflação atingiu 10,5% em dezembro, mantendo a pressão nas famílias e empresas para o pagamento dos empréstimos.
O mesmo especialista da ING analisa ainda a falta de reação da libra ao tema quente do Credit Suisse, que fez com que os mercados financeiros perdessem o rumo. “Por enquanto, o EUR/GBP é um termómetro da saga Credit Suisse. Os mercados consideram que o sector bancário britânico está menos exposto do que o da zona euro e decidem punir mais o euro do que a libra quando os riscos para o credor suíço aumentam”, conclui Francesco Pesole.