[weglot_switcher]

Banco de Inglaterra vai subir taxas de juro depois de uma década sem mexidas

A taxa de juro diretora vai subir 25 pontos percentuais dos 0,25% para os 0,5%, para facilitar a política monetária britânica e ajudar a economia do país, após a sua saída da União Europeia estar consolidada.
  • Alessia Pierdomenico/Reuters
2 Novembro 2017, 12h47

O Banco de Inglaterra vai aumentar a taxa de juro diretora no Reino Unido pela primeira vez desde 2007, em linha como previam os analistas. A taxa vai subir 25 pontos percentuais dos 0,25% para os 0,5%, para facilitar a política monetária britânica e ajudar a economia do país, após a sua saída da União Europeia estar consolidada.

“Chegou a hora de tirar o pé do acelerador [das pressões inflacionárias no país]”, explica o presidente do banco central britânico, Mark Carney, em conferência de imprensa. ” A inflação provavelmente não vai voltar ao objetivo dos 2% sem um aumento das taxas de juros”.

Mark Carney diz estar preocupado com o facto de a inflação do Reino Unido ter atingido os 3% em setembro e considera que a decisão de deixar a União Europeia está já a ter um “impacto assinalável” na economia britânica. “As incertezas associadas ao Brexit estão a pesar na atividade doméstica do Reino Unido, que tem abrandado apesar de o crescimento global ter aumentado significativamente”, afirma.

Apesar disso, a decisão dos vice-governadores não foi unânime. Dois dos membros do banco central votaram para que a taxa de juro diretora se mantesse inalterada.

Em reação a esta decisão da instituição liderada por Mark Carney, que se esperava que fosse positiva para o mercado, a moeda britânica 1,07% para 0,31 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.