A evolução do número de contas de serviços mínimos bancários nos primeiros seis meses 2017 foi de 12%, de acordo com o Banco de Portugal (BdP).
O relatório foi divulgado esta segunda-feira pelo Banco de Portugal (BdP) no Portal do Cliente Bancário, informa que, a 30 de junho de 2017, existiam 39.146 contas de serviços mínimos, o que significa que foram abertas 5.121 novas contas, o que representa um crescimento em termos percentuais de 12%, em relação ao final de 2016. Em comparação ao período homólogo o crescimento foi de 27%.
De acordo com o banco central, cerca de 43% das contas de serviços mínimos bancários constituídas resultaram da conversão de uma conta de depósitos à ordem existente na instituição de crédito, proporção inferior em cinco pontos percentuais à registada em 2016 (48%).
Este ano, o primeiro semestre já tinha sido marcado pelo encerramento de 928 contas de serviços mínimos bancários, sendo que a maioria (84%) por iniciativa do cliente.
Os serviços mínimos bancários são um conjunto de serviços disponibilizados pelos bancos que são considerados essenciais e que os cidadãos têm direito a adquirir a um custo reduzido.
Estes serviços, de acordo com o BdP – “incluem a abertura e manutenção de uma conta de depósito à ordem – a conta de serviços mínimos bancários – e a disponibilização do respetivo cartão de débito, bem como a possibilidade de realizar levantamentos ao balcão, débitos diretos e transferências intrabancárias nacionais”.
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