Banco de Portugal lança app gratuita que dá acesso ao mapa de responsabilidades de crédito 

O Banco de Portugal anunciou o lançamento da nova ‘app’ que dá acesso aos clientes dos bancos a toda a informação relativamente às contas e aos créditos em seu nome, para além de disponibilizar notícias e conversor de moedas.

O Banco de Portugal (BdP) lançou uma nova app, que está disponível para download na App Store e no Google Play.  Esta aplicação permite aceder a informação sobre todas as contas e créditos, que agrega estes dados ao mesmo tempo que disponibiliza outros serviços.

A aplicação do BdP é gratuita e dá acesso ao mapa de responsabilidades de crédito. Além de que com esta nova app, pode receber no seu smartphone as notícias e os descodificadores do Banco de Portugal e utilizar os serviços mais procurados.

“Utilizando as credenciais de acesso ao Portal das Finanças, pode consultar na app o seu mapa de responsabilidades de crédito, ou seja, obter informação sobre os créditos que existem em seu nome, seja enquanto devedor, seja na qualidade de avalista/fiador”, detalha o supervisor bancário.

O mapa inclui informação individual sobre todos os contratos de crédito, organizados por instituição, e informação agregada sobre o número de contratos subscritos, o montante em dívida total, o montante em incumprimento, o montante potencial e o número de contratos com garantias associadas.

“Mediante autenticação, também pode consultar o seu mapa de contas, obtendo informação sobre as contas das quais é titular, abertas e encerradas, incluindo contas de depósito, de pagamento, de crédito e de instrumentos financeiros”, refere o banco central.

A nova app oferece também um conversor de moeda, baseado nas taxas de referência diárias publicadas pelo Banco de Portugal e pelo Banco Central Europeu. A App permite ainda contactar o Banco de Portugal, por telefone ou por mensagem, ou encontrar o posto de atendimento mais próximo e os serviços nele prestados.

O Banco de Portugal entra, assim, em serviços que até agora estavam confinados a entidades supervisionadas.

Recomendadas

Caixa entrega prémios a 300 universitários

O prémio tem o valor monetário de mil euros e destina-se a reconhecer o mérito académico. No total são entregues 300 mil euros.

Stress na banca pode pesar nas perspectivas da zona euro através da redução do crédito bancário, diz Goldman Sachs

“O actual stress bancário está a turvar as perspectivas da área do euro, uma vez que as ações dos bancos caíram acentuadamente e os custos de financiamento dispararam”, lê-se na análise do banco norte-americano. A contração do crédito poderá afectar o crescimento económico.

Crise no SVB. Funcionário do banco perdeu património de um milhão de dólares

Várias pessoas que trabalhavam na instituição financeira perderam todo o seu património, mas apesar disso o foco continuou a ser em ter verbas disponíveis para pagar aos clientes.
Comentários