Banco estatal indiano assaltado à moda antiga

A polícia indiana anunciou que procura os responsáveis por um assalto a um banco que escavaram um túnel de 40 metros para entrar no edifício e fugiram com centenas de milhares de dólares. De acordo com a agência noticiosa indiana Press Trust (PTI), que cita a polícia, os assaltantes escavaram um túnel de 40 metros […]

A polícia indiana anunciou que procura os responsáveis por um assalto a um banco que escavaram um túnel de 40 metros para entrar no edifício e fugiram com centenas de milhares de dólares.

De acordo com a agência noticiosa indiana Press Trust (PTI), que cita a polícia, os assaltantes escavaram um túnel de 40 metros desde uma casa da vizinhança até ao banco estatal National Punjab, no estado de Haryana, e roubaram dinheiro, jóias e outros valores durante o fim de semana.

“O trabalho dos ladrões foi facilitado pelo material do chão do cofre, um cimento habitualmente utilizado em casas”, disse à PTI Arun Nehra, um agente da polícia estatal, acrescentando que os assaltantes utilizaram ferramentas simples de ferro.

O valor exato dos itens roubados de 77 dos 350 cofres ainda não foi calculado, anunciou o agente.

Os funcionários do banco, que descobriram na segunda-feira o buraco no chão, negaram as afirmações de Nehra sobre a má construção do chão, alegando que o pavimento fora construído consoante as indicações do Banco Central Indiano.

“O chão tinha oito a nove centímetros de espessura. Até as paredes foram construídas com betão armado” referiu Malik, gerente do banco, à PTI.

O assalto tem semelhanças com o enredo do filme de Bollywood “Dhoom” (“Explosão”), em que um gangue de motoqueiros arromba uma série de cofres bancários..

O banco tem 35 mil titulares de contas com depósitos no valor de cerca de 15 milhões de euros (20 milhões de dólares), referiu Malik.

A polícia anunciou que foi formada uma equipa de investigação para averiguar o roubo, mas que ainda não foram feitas detenções.

 

OJE/Lusa

Recomendadas

Ucrânia: Biden diz que aliados da NATO não serão “intimidados” por Putin

O Presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou hoje que os Estados Unidos e seus aliados não se deixarão “intimidar” pelo seu homólogo russo Vladimir Putin, e prometeu que a NATO defenderá “cada centímetro” do seu território.

“Café com o CEO”. Assista à conversa com o Dr. Luís Teles, em direto a partir de Luanda

“Café com o CEO” é uma iniciativa promovida pela empresa angolana E.J.M, fundada por Edivaldo Machado em 2012, que procura dar a conhecer os líderes que estão a dar cartas em Angola e outros países da Lusofonia. Assista à sessão em direto de Luanda, capital angolana.

Grupo de direitos das mulheres apela à FIFA que exclua Irão do Campeonato do Mundo

“Por que a FIFA daria ao Estado iraniano e aos seus representantes um palco global, enquanto não apenas se recusa a respeitar os direitos humanos e dignidades básicos, mas atualmente está a torturar e matar o seu próprio povo?”, questionam na carta enviada ao representante do organismo.