[weglot_switcher]

Banco First Citizens vai comprar ativos do Silicon Valley Bank (com áudio)

O regulador bancário dos Estados Unidos anunciou que o First Citizens Bank vai comprar boa parte do Silicon Valley Bank, cujo colapso foi o segundo maior da história do sector financeiros norte-americano.
  • Andrey Rudakov / Bloomberg
27 Março 2023, 08h33

O First Citizens Bank vai adquirir todos os depósitos e empréstimos do falido Silicon Valley Bank, avança o regulador bancário dos Estados Unidos. O colapso dessa instituição financeira foi o segundo maior da história do sector financeiro norte-americano, que tem estado, desde então, sob stress.

“O First Citizens Bank tem orgulho na sua história de crescimento orgânico baseado em aquisições estratégicas”, sublinha o diretor executivo desse banco, Frank Holding Jr, que se diz também particularmente comprometido com os negócios do SVB na área de venture capital private equity.

https://jornaleconomico.pt/noticias/pedro-lino-silicon-valley-bank-segunda-maior-falencia-de-um-banco-tera-que-trazer-algumas-licoes-1005786

De acordo com a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), o acordo prevê a aquisição de 72 mil milhões de dólares em ativos do SBV com um desconto de 16,5 mil milhões de euros. Além disso, o First Citizens Bank vai assumir as operações de 17 agências que pertenciam ao banco falido.

Convém explicar ainda que, com este acordo, os depositantes do SVB passam a ser automaticamente depositantes do First Citizens Bank, sendo que todos os depósitos continuarão a ser segurados pela FDIC, até aos limites previstos.

Com sede na Carolina do Norte, o First Citizens Bank não comprou nem as dívidas do SVB, nem outros ativos.

Esta aquisição acontece numa altura de particular agitação no sector financeiro, não só nos Estados Unidos, como na Europa. Ainda no final da semana passada, o Deutsche Bank desvalorizou de forma significativa, mas o chanceler alemão já veio dizer que não há motivo para preocupação.

Atualizada às 8h54

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.