O Banco Montepio anunciou em comunicado que, a 6 de dezembro de 2021, celebrou, em conjunto com a sua participada Montepio Crédito – Instituição Financeira de Crédito, um contrato de cedência de créditos ao consumo originados por ambas as instituições, à Ares Lusitani – STC no âmbito de uma operação de titularização de créditos (designada de Pelican Finance No. 2).
O montante bruto alienado foi de 356,8 milhões de euros, numa carteira que englobou cerca de 40 mil contratos.
A carteira “Pelican Finance” é uma titularização de crédito ao consumo performing. Não é por isso uma venda de carteira de malparado, explicou ao Jornal Económico fonte do banco.
O banco liderado por Pedro Leitão diz que a concretização desta operação permite reduzir o volume de ativos ponderados pelo risco em cerca de 265 milhões de euros e “materializa a estratégia do Banco Montepio da contínua redução da ponderação do risco nos ativos, com vista ao reforço dos rácios de capital conforme previsto no Plano de Financiamento e Capital”.
“Trata-se de uma operação com a participação do Montepio Crédito e reforça os rácios de capital em base consolidada”, revela fonte.
A titularização foi colocada junto de investidores institucionais internacionais, em cinco tranches colateralizadas com um spread implícito médio de 112 p.b. sobre a Euribor a 1 mês, tendo a procura sido mais de 1,8 vezes superior à oferta.
O banco detalha que a classe sénior tem um rating de AA (DBRS) e AA- (Fitch Ratings) e irá pagar um cupão com um spread implícito de 48 p.b. sobre a Euribor a 1 mês.
“Para o sucesso desta transação contribuíram o interesse da comunidade de investidores pelo binómio risco/rendimento das classes de obrigações titularizadas, tendo sido também determinante a participação dos membros do sindicato de colocação da emissão, a StormHarbour Securities LLP e o Crédit Agricole Corporate & Investment Bank”, diz o Banco Montepio.
O Banco Montepio tem no mercado uma venda de crédito malparad0 apelidada de “Gerês”, no valor de 265 milhões de euros, e cujo o “bid“, como se diz na gíria do mercado, está previsto para amanhã, diz 8 de dezembro.