O Banco Montepio reduziu o spread mínimo do crédito à habitação para 0,8%. O anúncio foi feito pela instituição financeira liderada por Pedro Leitão num comunicado divulgado esta quinta-feira.
“A instituição quer continuar a ser parte da solução para as famílias e para os jovens em início de vida que, neste momento, procuram as melhores condições no crédito habitação quando compram casa ou decidem transferir o crédito”, afirma o CEO do Banco Montepio. O banco diz também que mantém o benefício de devolver aos clientes 1% do valor do empréstimo num cartão Worten.
“Sabemos que o spread não é tudo, mas sabemos que um spread ajustado, a devolução de 1% do valor do empréstimo, a atitude e a empatia no balcão, fazem parte de uma proposta de valor que acreditamos que é diferente e pode fazer a diferença”, conclui Pedro Leitão.
Há vários bancos a oferecer spreads abaixo de 1%. Em setembro do ano passado, o Bankinter anunciou que iria baixar o spread mínimo para 0,85%, menos 0,05% do que o disponibilizado pelo banco anteriormente. Noutras instituições financeiras, como é o caso da Caixa Geral de Depósitos ou do BPI, ronda os 0,9%.
Este passo é dado numa altura em que o cenário de subida de taxas de juro já está a ter impacto na oferta e procura por crédito. De acordo com os dados mais recentes do Banco de Portugal, além de a banca estar a apertar os critérios na concessão de empréstimos, também já regista uma menor procura por parte das famílias.