[weglot_switcher]

Banco Montepio vai ser a nova designação comercial da Caixa Económica Montepio Geral

Banco Montepio será a nova designação comercial da instituição financeira liderada por Carlos Tavares. O prazo de oposição ao novo nome da marca da Caixa Econónica Montepio Geral corre até ao dia 31 de dezembro.
2 Novembro 2018, 17h53

A Caixa Económica Montepio Geral vai mesmo passar a designar-se Banco Montepio, como o Jornal Económico noticiou na edição impressa do passado dia 28 de setembro. O pedido de registo para a nova marca comercial desta instituição financeira foi requerido no dia 1 de outubro, noticiou o “Negócios”, esta tarde. O Jornal Económico confirmou a noticia através da cópia do pedido de registo comercial da marca, a que teve acesso.

O pedido de registo da marca Banco Montepio foi feito a 1 de outubro e deverá ficar concluído a 31 de dezembro, lê-se no documento.

No dia 27 de setembro de 2018, o presidente da Caixa Económica, Carlos Tavares, num encontro com jornalistas para divulgar os resultados do semestre, anunciou a mudança da designação comercial da instituição até fim do ano. Nesse encontro, o líder da Caixa Económica explicou que a mudança iria abranger a desig­nação comercial, sendo que o nome  Caixa Económica Montepio Geral iria ser mantido nos estatutos societários.

A mudança de marca do banco da Associação Mutualista Montepio não era um tema novo. No passado, com José Félix Morgado à frente, o banco ponderava deixar cair o nome Montepio e ficar Caixa Económica, isto porque o Banco de Portugal sugeriu que fosse feita uma distinção de marcas de modo a que os clientes compreendessem facilmente a diferença entre a Caixa Económica Montepio e a Associação Mutualista Montepio Geral, que tem produtos financeiros à venda nos balcões do banco. Sendo que esses produtos mutualistas não estão salvaguardados pelo Fundo de Garantia de Depósitos.

Com Carlos Tavares, o banco reforça a importância do nome Montepio, deixa é cair a designação de Caixa Económica.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/lucros-do-montepio/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”180″ slug=”lucros-do-montepio” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/lucros-do-montepio/thumbnail?version=1523293758407&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Em março deste ano, no parlamento, o diretor de supervisão prudencial do Banco de Portugal considerou fundamental que os clientes percebam os riscos associados aos produtos da Associação Mutualista Montepio e da Caixa Económica Montepio, mas disse que isso não implicava necessariamente a alteração de marcas. “Não determinámos que necessariamente alterasse a marca, até porque existem determinadas sinergias que importa ponderar”, disse Luís Costa Ferreira, na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças.

De acordo com o o documento a que o Económico tefe acesso, o pedido de registo ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial ocorreu a 1 de Outubro, sendo que a publicação formal deste pedido data de 29 de Outubro, tendo sido noticiada esta tarde pelo Eco. Além disso, desde dia 29 de Outubro e até 31 de Dezembro, corre o prazo de oposição possível, em que pode haver espaço para a reclamação por terceiros do registo da insígnia comercial.

(Atualizada)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.