Banco Mundial tem 200 mil milhões para combater alterações climáticas

Um investimento de 200 mil milhões de dólares vai ser feito pelo Banco Mundial para ajudar os países a combaterem as alterações climáticas. “Os mais pobres e mais vulneráveis do mundo correm maior risco com as alterações climáticas”.

O presidente do Banco Mundial anunciou hoje, 3 de dezembro, durante o COP-24, a decorrer em Katowice, Polónia que o Banco Mundial vai investir 200 mil milhões de dólares para apoiar países a combater as alterações climáticas entre 2021 e 2025.

Jim Yong Kim, dirigente da instituição financeira mundial, afirmou que ”os mais pobres e mais vulneráveis do mundo correm maior risco com as alterações climáticas”, e pediu à comunidade global que siga a sua liderança. ”Estamos a esforçarmo-nos para fazer mais e ir mais além na luta contra as alterações climáticas e pedimos à comunidade global que faça o mesmo. Isto trata-se de colocar os países e as comunidades encarregues de construir um futuro mais seguro e mais resistente às mudanças climáticas ”, vincou.

Os chefes de Estado de cerca de 200 países juntam-se a partir desta segunda-feira, na Polónia, para discutir os resultados do Acordo de Paris (assinado em 2015) e alertar para a falta de ação de algumas nações. A 24ª Conferência da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas decorre até dia 14 de dezembro.

Relacionadas

“Estamos em grandes apuros. Não estamos a fazer o suficiente”. Guterres alerta para as alterações climáticas

“Este é o desafio sobre o qual os líderes desta geração serão julgados.” O desafio são as alterações climáticas, o autor da declaração é António Guterres durante a Cimeira do Clima, a COP24, em Katowice, Polónia.

Financiamento ligado às alterações climáticas subiu 28% para 35,2 mil milhões, anuncia BAD

“Do total do ano passado, 27,9 mil milhões de dólares, representando 79%, foi dedicado a projetos de mitigação das alterações climáticas que pretendem reduzir emissões nocivas e abrandar o aquecimento global”, anunciou hoje o Banco Africano de Desenvolvimento.

Centenas de milhares de milhões de dólares é quanto os EUA vão pagar face às alterações climáticas

“Com o crescimento contínuo das emissões a taxas histórias, as perdas anuais em alguns setores económicos podem chegar às centenas de mil milhões de dólares até o final do século – mais que o atual produto interno bruto (PIB) de alguns estados norte-americanos”, diz o relatório.
Recomendadas

Centros comerciais vão implementar sistema de depósito e reembolso de embalagens de uso único

A associação de centros comerciais assinou um protocolo de colaboração com o SDR Portugal para o desenvolvimento e implementação de um sistema de depósito e reembolso de embalagens de bebidas não reutilizáveis em Portugal.

Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo

Bruxelas alerta que “a precipitação das próximas semanas vai ser crucial para determinar a evolução da atual seca” e como poderá afetar as populações.

Bruxelas lança um plano para promover a indústria de emissão zero

A medida apresentada por Bruxelas esta quinta-feira vem no seguimentos dos subsídios na China e nos Estados Unidos para impulsionar a indústria verde.
Comentários