[weglot_switcher]

Banco suíço UBS investe em unicórnio de inteligência artificial

O financiamento à norte-americana BigPanda ocorreu através da unidade de inovação e empreendedorismo UBS Next, que tem 200 milhões para startups tecnológicas e fintechs.
17 Agosto 2022, 18h40

O banco suíço UBS anunciou esta quarta-feira que, através do seu braço de capital de risco, investiu no unicórnio norte-americano BigPanda, que desenvolveu e comercializa uma plataforma digital para ajudar as equipas de operações e infraestruturas tecnológicas e de Inteligência Artificial (IA) a detetar e resolver problemas nas redes de forma mais célere.

O cofundador e CEO da BigPanda, Assaf Resnick, considera que, “à medida que as empresas aumentam a sua dependência da tecnologia como facilitadora e diferenciadora e, finalmente, mudam a forma como entregam os seus produtos e serviços aos clientes, tornou-se ainda mais importante para elas garantir que as plataformas de operações de TI [tecnologias da informação] funcionam sem problemas.

O financiamento, cujo valor não foi tornado público, aconteceu através da unidade de inovação e empreendedorismo UBS Next, que investe em fintechs e startups tecnológicas em fase inicial – ou estabelece parcerias com este ecossistema – através de orçamento de 200 milhões de euros. A UBS Next está ainda encarregue de administrar uma incubadora de projetos de inovação, que, a par com o venture capital, é responsável por alavancar a inovação em toda a empresa e tentar encontrar novas formas de prestar melhores serviços aos clientes.

A necessidade de investir em empresas que moldem o futuro do sector bancário é cada vez maior, porque os clientes procuram mais serviços digitais e os negócios encontram-se mais orientados por dados do que nunca, segundo a instituição financeira com sede em Zurique.

“Estamos entusiasmados em construir a nossa relação com a BigPanda com este investimento, ajudando a impulsionar a disrupção digital e a inovação em AIOps [Artificial Intelligence for IT Operations]. Ao aumentar a transparência e alavancar a tecnologia para automatizar os principais processos, as empresas podem reduzir o tempo de inatividade e concentrar-se no desenvolvimento de novos produtos e serviços para os clientes”, disse o diretor de Informação e Digital do grupo UBS, Mike Dargan.

Segundo Assaf Resnick, o UBS foi “um dos primeiros” a adotar IA para operações de TI – conhecido no mercado como AIOps  – no sector dos serviços financeiros “e, da mesma forma, vê o poder que a tecnologia emergente pode ter nas suas operações para oferecer a melhor experiência ao cliente”.

Fundada em 2012 por Assaf Resnick e Elik Eizenberg, a BigPanda tem a base na cidade de São Francisco, emprega cerca de três centenas e pessoas e conta com a sua plataforma digital instalada em empresas como a Intel, Cisco, United, Abbott, Marriott ou Expedia. Em janeiro deste ano, a empresa atingiu a avaliação de 1,2 mil milhões de dólares, que lhe deu o estatuto de unicórnio, depois de um financiamento de 190 milhões de dólares. Entre os investidores estão Advent International, Insight Partners, Sequoia Capital, Mayfield, Battery Ventures, Glynn Capital, Mayfield, Greenfield Partners e Pelion.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.