[weglot_switcher]

Bancos centrais detêm um quinto da dívida dos governos

A análise do “Financial Times” refere que o valor que é quatro vezes superior ao período pré-crise.
  • Ralph Orlowski/Reuters
16 Agosto 2017, 10h04

Os principais bancos centrais do mundo detêm um quinto da dívida total dos governos em que se inserem, apurou uma investigação do Financial Times divulgada esta quarta-feira.

A análise do FT conclui que seis bancos centrais – o Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos (FED), o Banco Central Europeu (BCE), o Banco do Japão (BoJ) e o Banco da Inglaterra (BoE) e os bancos centrais suíço e sueco – detêm atualmente mais de 15 milhões de dólares em ativos, um valor que é quatro vezes superior ao período pré-crise.

Os maiores bancos centrais realizaram compras de títulos em grande escala com o objetivo de impulsionar a economia global, reduzindo os custos de empréstimos para famílias e para empresas, assim que começou a crise financeira, resultando nos tais 15 milhões de dólares.

Deste montante, mais de 9 milhões de dólares são títulos do governo. Por exemplo, conforme nota o jornal britânico, recentemente, o balanço do BCE superou o da FED em termos de dólares – neste momento, a instituição liderada por Mario Draghi tem 4,9 milhões de ativos, incluindo quase 2 milhões de dólares em títulos de governo da zona euro.

Quanto ao balanço do BoJ, aconteceu exatamente o mesmo. Deixou o balanço da entidade presidida por Yellen para trás, registando 4,53 milhões dólares em participações, sendo que 85% desses correspondem a títulos do governo do Japão.

O estrategista-chefe de investimentos da BlackRock, Richard Turnill, afirmou ao matutino que “salvo crises imprevistas, temos observado baixas taxas de rendibilidade e o fim de um mercado de 35 anos em títulos”. “A nossa expectativa é que o rendimento das obrigações aumente muito gradualmente, uma vez que a normalização das políticas será um processo muito gradual ao longo do tempo”, sublinhou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.