[weglot_switcher]

Bancos da CGD na África do Sul, Brasil e Espanha poderão ser privatizados

Antes de avançar com a venda dessas unidades, a instituição liderada por Paulo Macedo está dependente de um diploma legislativo.
11 Dezembro 2017, 08h42

Os bancos da Caixa Geral de Depósitos na África do Sul, no Brasil e em Espanha poderão ter de ser privatizados quando forem vendidos, revela o Jornal de Negócios esta segunda-feira.

Ainda assim, antes de avançar com a venda dessas unidades, a instituição liderada por Paulo Macedo está dependente de um diploma legislativo. O banco público explicou ao mesmo matutino que as operações na África do Sul, no Brasil e em Espanha são as que necessitam desse ‘aval político’.

Em causa está o “facto de a Caixa Geral de Depósitos ser uma entidade 100% pública”, de acordo com o que explicou a entidade bancária ao diário de economia, sendo que se tem de reger pela Lei–Quadro das Privatizações. No entanto, a possibilidade de os funcionários terem direito a parte do capital dessas unidades “dependerá do enquadramento que venha a ser definido na Lei”.

Questionado pelo Jornal de Negócios sobre o assunto, o Ministério das Finanças recusou-se a responder como será o processo de venda destes bancos no estrangeiro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.