Bancos espanhóis preparam-se para fechar quatro mil agências até 2021

Um estudo da Confederação Sindical de Comissões Operárias estima que nos próximos anos o sistema bancário espanhol perca mais de 26 mil trabalhadores, número que se soma aos 103 mil empregos perdidos desde 2008.

Balcão Santander

O setor bancário espanhol prepara-se para perder mais quatro mil agências até ao final do próximo ano. Esta medida surge no seguimento de uma redução que entre janeiro e setembro de 2020 já encerrou 1.090 sucursais, informa o jornal “Expansión” este domingo, 27 de dezembro.

O Banco Santander pretende fechar 1.033 das suas agências até ao mês de agosto, sendo que o maior ajuste será feito no seguimento do projeto de fusão do CaixaBank e o Bankia, com os analistas a estimarem um encerramento de 1.400 agências.

Por sua vez, a Ibercaja vai fechar cerca de 200 dos seus escritórios, que representam 20% dos que tem atualmente, enquanto o Unicaja e o Liberbank, devem encerrar cerca de 300 escritórios. Já o BBVA vai manter o seu plano natural de corte entre as 150 e 200 agências.

O setor financeiro espanhol tem vindo a reduzir custos nas suas estruturas e trabalhadores nos últimos anos. No início deste ano, 80% das localidades de seis províncias espanholas (Ávila, Palencia, Salamanca, Guadalajara, Segóvia e Soria) não tinham qualquer agência bancária nas suas ruas.

Um estudo da Confederação Sindical de Comissões Operárias (CCOO na sigla espanhola) estima que nos próximos anos o sistema bancário espanhol perca mais de 26 mil trabalhadores, número que se soma aos 103 mil empregos perdidos desde 2008. Desta forma, e se estas previsões forem cumpridas, o sistema terá menos de 150 mil trabalhadores nos quadros de funcionários.

Recomendadas

Fitch revê em alta crescimento da zona euro para 0,2% em 2023, piora PIB mundial

A Fitch reviu “ligeiramente o crescimento da zona euro para 0,2%” em 2023, face a uma contração de 0,1% anteriormente, mas alterou para pior as estimativas a nível mundial, com o PIB a crescer 1,4%.

TAP: Serviços mínimos para greve abrangem países lusófonos e comunidades portuguesas

Os serviços mínimos para a greve dos tripulantes de cabine da TAP, marcada para quinta e sexta-feira, abrangem as regiões autónomas, os países lusófonos e zonas com emigrantes portugueses, segundo um acórdão hoje publicado.

Crise/Energia: Preço médio semanal da ERSE sobe 0,9% para gasóleo e 1,0% para gasolina

O preço médio semanal dos combustíveis, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), aumenta, esta semana, 0,9% para o gasóleo e 1,0% para a gasolina, segundo um relatório hoje divulgado pela entidade.
Comentários