Em Portugal, quase um balcão por dia viu as suas portas encerradas. Segundo os dados da Associação Portuguesa de Bancos (APB), divulgados em junho do ano passado, desde o fim de 2011 até essa data, os bancos portugueses fecharam 1620 balcões no país.
A região de Lisboa foi a mais afetada, de acordo com os números apresentados pelo “Jornal de Notícias”, esta segunda-feira. Ao que a APB indica, num período de cinco anos, passaram a existir 1023 balcões, sendo que anteriormente eram 1503. Ou seja, houve um corte de 480, que representa cerca de 32%.
O Porto também assistiu a uma quebra significativa nos balcões disponíveis. A ‘Cidade Invicta’ registou uma redução de 28,6%, mais concretamente, de 281 balcões num universo de 702. Apenas as duas regiões contabilizam quase metade (47%) das perdas de balcões em todo o país.
Nenhum distrito português teve cortes de mais de 30% no número de balcões de entidades bancárias. A este fenómeno se junta a diminuição de pessoal nos quadros. Desde o fim de 2011 e junho do ano passado, mais de dez mil trabalhadores terminaram as suas funções nos bancos portugueses.
Os novos métodos de pagamento eletrónicos são cada vez mais e mais diferenciados. A banca e os serviços financeiros tradicionais têm de adaptar-se a esta nova realidade e estão a fazê-lo. Tal como em outras matérias tecnológicas em que os portugueses primam por ser early adopters, o mesmo se passa com o universo dos pagamentos digitais, embora a adesão esteja a acontecer de uma forma mais gradual.
Mais otimistas ou mais cautelosos, uma coisa é certa: todos os ‘players’ contactados pelo “Jornal Económico” acreditam que o futuro dos pagamentos passa por novos métodos digitais. A limitar o desenvolvimento mais acelerado: uma rede multibanco sedimentada e multifacetada sem paralelo noutros países.
Em Portugal, Nilo Fonseca, presidente da ACEPI – Associação da Economia Digital, refere que cerca de 30% dos portugueses já compra online, gastando em média 1.190 euros, um valor aproximado da média europeia.
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