[weglot_switcher]

Bancos franceses financiam colonatos de Israel

Bancos oferecem hipotecas a particulares, financiam a construção e concedem empréstimos a empresas construtoras, escreve o La Tribune.
29 Março 2017, 19h42

Quatro dos maiores bancos franceses, o BNP Paribas, o BPCE, o Crédito Agrícola e a Société Général e uma companhia de seguros, a AXA, financiam os colonatos de Israel, acusa um relatório da Federação dos Direitos Humanos publicado hoje, noticia o La Tribune.

Os bancos oferecem hipotecas a particulares, financiam a construção e concedem empréstimos a empresas construtoras, escreve o jornal francês. 

O financiamento dos bancos franceses não ultrapassa o um por cento do capital, frisa o relatório, que no entanto considera que “indiretamente contribuem para a manutenção e desenvolvimento” dos colonatos.

BNP Paribas, Société Générale, a filial do Crédito Agrícola e subsidiária BPCE Natixis emprestaram 288 milhões de euros em 2004-2020 à estatal Israel Electric Corporation (IEC) para a construção de centrais eléctricas a gás, que fornece energia aos assentamentos, diz o relatório.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.