Bancos lançam campanha natalícia de cibersegurança

Numa época em que são muitos os portugueses que fazem compras de Natal através da Internet, a Associação Portuguesa de Bancos promove uma campanha de segurança online.

No âmbito do Fórum de Segurança Online, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) lançou, na sexta-feira, uma campanha de Natal com o intuito de promover uma utilização segura e prudente da Internet.

Os seus 23 associados da APB, que correspondem aos principais bancos a atuar no país e que constituem mais de 90% do ativo do sistema bancário português, procuram identificar os cuidados a ter para prevenir problemas de segurança, como tentativas de fraude nos smartphones, computadores ou tablets.

Que conselhos dá, então, a campanha?

  • Dificultar o acesso indevido ao smartphone ou tablet, nomeadamente pela configuração de uma password de acesso e da redefinição dos tópicos de privacidade
  • Suspeitar de emails, chamadas ou SMS que peçam uma ação imediata
  • Ter especial atenção a pedidos de dados suspeitos no acesso ao homebanking, muitas vezes, feitos através de páginas falsas com uma aparência semelhante à do verdadeiro website

A utilização da Internet tende a aumentar durante os períodos de férias, nomeadamente, para a realização de compras online ou para a consulta de contas bancárias, entre outras operações. De acordo com o mais recente estudo da PayPal, divulgado em novembro, os portugueses aderem cada vez mais às aquisições via Internet, uma tendência que se manterá até 2018.

O sistema de pagamentos prevê que os gastos em compras online este ano no país totalize 2,3 milhões de euros, o que representa um crescimento de 17%. Para o próximo ano, estima-se um acréscimo de 14% e um total de 2,65 mil milhões de euros nestas aquisições, um número que, em 2018, passa para os 2,95 mil milhões (progressão de 11%).

 

Recomendadas

Caixa realiza Simulacro anual no edifício Sede

“O exercício teve a participação de 3 mil pessoas que se encontravam no edifício à hora do simulacro”, diz a CGD.  

Baluarte distinguida pela CFI como “Best Investment Management Team para Portugal”

A sociedade liderada por Pedro Silveira Assis “cumpriu os requisitos de acesso e apresentou (de acordo com o método ScorePME) um Índice de Desempenho e Solidez Financeira (IDS) Excelente, evidenciando uma Sustentabilidade Financeira acessível apenas a 5% das PME nacionais”, refere a Baluarte em comunicado.

BPI eleito “Banco do Ano 2022” pela revista The Banker

“O BPI tem a liquidez e o capital para continuar a apoiar a economia, a transição para a descarbonização, sem nunca esquecer o nosso compromisso com a banca responsável, num ambiente económico que requer um apoio especial aos mais vulneráveis”, refere o CEO.
Comentários