São 95 as autarquias que vão ser premiadas com bandeiras verdes pelas políticas integradas de apoio às famílias, praticadas em 2021. Este número representa um crescimento de 13% face às premiações atribuídas no ano anterior, de acordo com um comunicado da Associação Portuguesa Famílias Numerosas (APFN), que cita os números divulgados pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).
A entrega da bandeira representa um reconhecimento de cada autarquia como “familiarmente responsável” e vai ser entregue a 95 das 145 autarquias que aderiram ao projeto, depois de terem sido 84% no ano passado. Receberam pela primeira vez o prémio os municípios de Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda); Anadia (Aveiro); Montemor-o-Velho (Coimbra); Porto de Mós (Leiria); Mira (Coimbra); Penacova (Coimbra); Viana do Alentejo (Évora); São Brás de Alportel (Faro); Felgueiras (Porto).
Em avaliação estiveram parâmetros relacionados com o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre, e participação social.
Destacaram-se, a título de exemplo, 74 autarquias pelo fornecimento de cabazes ou vales sempre que nasce um bebé, assim como os incentivos de várias autarquias nos sectores da saúde (como a promoção de um estilo de vida saudável) e da mobilidade e transportes, em que foram feitos investimentos.
Existem também 54 autarquias com atividades culturais, de lazer ou tempo livre totalmente gratuitas e 48 disponibilizam atividades desportivas também elas gratuitas. Outras ainda, disponibilizam transporte escolar, assim como apoio e acompanhamento a crianças com dificuldades de Aprendizagem e/ou problemas comportamentais.