[weglot_switcher]

“Barbárie” e “o pior do que a humanidade é capaz”. Partidos condenam ataques em Bucha com exceção de PCP e Chega

Seja através de um voto de condenação, seja através das redes sociais os partidos manifestaram o seu repúdio para com os ataques.
4 Abril 2022, 16h00

As imagens do assassinato de civis nas ruas de Bucha, a noroeste de Kiev, têm surpreendido o mundo. Em Portugal, a generalidade dos partidos com representação parlamentar condena o ataque, com exceção do PCP e Chega que ainda não reagiram.

PSD classifica ataque como “barbárie” 

O líder do maior partido da oposição, Rui Rio, escolheu as redes sociais para comentar o sucedido. “Não tenho palavras para classificar esta barbárie. Não vejo qualquer diferença entre os crimes nazis e estes dos russos. Se esta guerra durasse os mesmos seis anos da segunda guerra mundial, o balanço final dos assassínios do regime de Putin não andaria longe dos de Hitler”, escreveu Rui Rio no Twittter.

Liberais afirmam que Bucha é exemplo “máximo dos continuados crimes de guerra” cometidos na Ucrânia

A Iniciativa Liberal apresentou um voto de condenação onde sublinha que “desde o início desta guerra perpetrada pela Rússia, é trágica a devastação humana e material em muitas localidades ucranianas”.

“Bucha surge como o exemplo máximo dos continuados crimes de guerra que a Rússia está a cometer em território ucraniano e que não poderão deixar de ser julgados, não só politicamente, como no Tribunal Penal Internacional de Haia criado com o preciso objetivo de julgar indivíduos pela prática dos mais graves crimes internacionais como o genocídio, os crimes contra a Humanidade e os crimes de guerra”, refere a Iniciativa Liberal.

Bloco diz que imagens das ruas de Bucha “não deixam ninguém indiferente”

Tal como a IL também o Bloco de Esquerda apresentou um voto de condenação aos ataques e no documento aponta que “a imagem de destruição de cidades e vilas, bem como a evidência de ataques contra civis não deixam ninguém indiferente”.

“Se essas informações já eram preocupantes nas primeiras semanas de guerra, a retirada das tropas da região de Kyiv desvendou uma escalada de horror. Em particular, as imagens da cidade de Bucha, em que corpos sem vida foram encontrados de mãos atadas em ruas e passeios ou reunidos numa enorme vala comum, são exemplos de crimes de guerra que não podem passar impunes”, aponta o BE.

Além do voto de condenação Catarina Martins falou sobre os ataques nas redes sociais. “Aos relatos de uso de armas proibidas, confirmados por várias fontes, junta-se o horror das imagens de civis mortos. Os crimes não podem ficar impunes”, frisou Catarina Martins no Twitter.

PAN defende que ataques em Bucha evidenciam “o que de pior a humanidade é capaz”.

Em linha com outros representantes partidários também a porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, utilizou as redes sociais para mencionar o assunto.

“O massacre de Bucha evidencia o que de pior a humanidade é capaz. O genocídio, a violência e subjugação de um povo repete-se diante dos nossos olhos, deixando mais um marco sombrio na história da humanidade. Putin tem de ser julgado pelos crimes de guerra contra o povo ucraniano”, disse Inês de Sousa Real no Twitter.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.