[weglot_switcher]

Barbie faz 59 anos. Sabia que há uma da Expo 98 e que já foi vestida por portugueses?

A boneca mais famosa do mundo foi lançada na Feira Anual de Brinquedos de Nova Iorque, a 9 de março de 1959. Desde aí, vendem-se três bonecas por segundo.
9 Março 2018, 16h28

A Barbie completa esta sexta-feira 59 anos. A boneca mais famosa do mundo foi lançada na Feira Anual de Brinquedos, na cidade de Nova Iorque, a 9 de março de 1959, dando início a uma reviravolta nos brinquedos dos mais pequenos (e nas vendas da Mattel, a empresa-mãe).

Marcada por controvérsias, a Barbie quase sexagenária assistiu a elogios à capacidade de fazer sonhar as crianças e de empoderamento da mulher, bem como a críticas ao materialismo que poderia causar e às formas corporais que faziam tremer qualquer especialista em Anatomia – calcula-se que as suas medidas seriam 36-18-38 e que, tornadas realidade num ser humano, deformariam a mulher.

Ainda assim, desde que foi apresentada a primeira Barbie, mais de 800 milhões de bonecas foram vendidas em todo o mundo e, só em 1993, as vendas chegaram a gerar mil milhões de dólares (cerca de 813 milhões de euros) anuais. A Mattel, fabricante dos também célebres Hot Wheels, Monster High e Polly, estima que se vendam três bonecas por segundo.

A razão do sucesso tem um nome: o da empresária Ruth Handler, que observou as brincadeiras da sua filha Barbara e reparou que a menina dava pouca atenção aos brinquedos ‘mais infantis’, como imitações de bebés. O facto de criança passar horas a desenhar mulheres adultas, como se via anos mais tarde, levou a mãe a acreditar que a Barbie poderia ser a concretização do imaginário infantil.

Seguiram-se Barbies bombeiras, Barbies cabeleireiras, Barbies de férias, Barbies com animais de estimação, Barbies negras, Ken (namorado), Kelly e Shelly (irmãs)… E Barbies vestidas por estilas portuguesas. António Augustus foi o primeiro a vestir a conhecida boneca loira, mas depois dele também os criadores nacionais Ana Salazar, José Manuel Gonçalves, Manuel Alves, Nuno Gama, entre outros.

A Barbie também quis marcar a História de Portugal e fez uma edição especial dedicada à Expo 98, com uma boneca mergulhadora e um golfinho (numa embalagem com ‘selo de aprovação’ do Gil).

Ontem, para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Mattel lançou a linha “Inspiring Women” (“Mulheres Inspiradoras”), composta por bonecas criadas à semelhança de figuras femininas que marcaram a História Mundial. As primeiras três personalidades ‘prontas a brincar’ (e a inspirar crianças) são a pintora mexicana Frida Kahlo, a primeira aviadora a sobrevoar o Oceano Atlântico, Amelia Earhart, e a cientista a primeira da NASA Katherine Johnson.

Os títulos da Mattel estão a cair 8,49% no tecnológico Nasdaq para 14,61 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.