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FC Barcelona pondera pedir indemnização de 20 milhões à Nike por camisolas defeituosas

Barcelona e Nike têm desde 2018 um contrato de patrocínio para os equipamentos ‘blaugrana’. O vínculo entre o clube catalão e a marca desportiva norte-americana tem uma validade de dez anos e pode render ao Barcelona entre 150 a 155 milhões de euros a cada ano.
8 Julho 2020, 18h00

O FC Barcelona prepara-se para pedir uma indemnização à Nike, que pode oscilar entre os 15 e os 20 milhões de euros, depois de descobrir um defeito de fabrico numa remessa de novos equipamentos fabricados pela marca de desporto norte-americana, avança o Financial Times, esta terça-feira. O gigante do futebol espanhol entende que as camisolas defeituosas representam uma perda considerável em verbas de merchandising, numa altura crucial para os clubes recuperarem alguma receita no final da temporada desportiva.

O problema nas camisolas da equipa blaugrana foi detetado a tempo e os novos equipamentos não chegaram às lojas. O jornal anglo-saxónico refere que o defeito nas novas camisolas estará no tecido, uma vez que após lavagem verificou-se o desbotamento das cores.

Depois de o interregno na La Liga, a primeira liga espanhola de futebol, o Barcelona quis avançar para o lançamento de equipamentos para a época 2020/2021, com um novo design, para vender já aos adeptos culès.

Citada pelo jornal britânico, a Nike admitiu o problema nos equipamentos para a época 2020/2021, afirmando que “assim que o problema esteja resolvido será comunicado o lançamento da camisola”.

O defeito ainda não foi corrigido e o clube catalão, por outro lado, pode nem vir a pedir uma indemnização à Nike, caso o problema com os equipamentos seja resolvido antes do mês de agosto, aquando da final eight da Liga dos Campeões, que se realizará na cidade de Lisboa.

A prova mais mediática do desporto-rei é vista pelos dirigentes do Barcelona como um marco crucial na estratégia de publicidade e marketing do clube, para captar a atenção dos adeptos em todo o mundo.

A resolução deste problema é importante tanto para o Barcelona como para a Nike, que desde 2018 têm firmado m contrato de patrocínio dos equipamentos blaugrana. O vínculo entre o clube catalão e a histórica marca desportiva norte-americana tem uma validade de dez anos e pode render ao Barcelona entre 150 a 155 milhões de euros a cada ano.

Acresce, segundo o Financial Times, que a qualidade do produto pode prejudicar a Barça Licensing and Merchandisign. A Barça Licensing and Merchandising é uma empresa retalhista que o FC Barcelona criou há dois anos para assumir o controlo a 100% das lojas do clube catalão, que assim controla a venda de todos os produtos oficiais alusivos à equipa de Messi, Luis Suaréz, Griezmman, Nélson Semedo e companhia.

Nas últimas semanas, outros clube patrocinados pela Nike, como o Inter de Milão ou o Chlesea, têm anunciado novos equipamentos para a nova época desportiva, sem que algum defeito de fabrico tenha sido detetado nas novas camisolas. Mas esta não é a primeira vez que a Nike vê a qualidade das suas camisolas questionada.

Em 2017, no primeiro ano do contrato entre a marca desportiva a NBA, a principal liga de basquetebol dos Estados Unidos, vários atletas alertaram que as novas camisolas de então tinham um tecido fraco que se rasgava com facilidade, sobretudo no contacto físico em disputas de bola.

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