Barraqueiro, Arriva, National Express e Vimeca/Scoturb na corrida aos transportes da Área Metropolitana de Lisboa

Além destes grupos, apresentaram propostas a este megaconcurso os operadores Autoviação Cura, pertencente ao Grupo Cura; e A. Costa Reis & Filhos, empresa do (outro) Grupo Espírito Santo, com implantação nos transportes rodoviários de passageiros na Área Metropolitana do Porto.

Foto cedida

O Grupo Barraqueiro, por intermédio da subsidiária RL – Rodoviária de Lisboa; o Grupo Arriva, através da participada TST – Transportes Sul do Tejo; o Grupo National Express (que detém a subsidiária espanhola Alsa) e a Vimeca/Scoturb são os principais grupos de transporte rodoviário de passageiros que entraram na corrida ao concurso de concessão do serviço de transportes públicos lançado pela Área Metropolitana de Lisboa, apurou o Jornal Económico junto de diversas fontes ligadas ao processo, que solicitaram anonimato.

Além destes grupos, apresentaram também propostas a este megaconcurso os operadores Autoviação Cura, com base em Viana do Castelo, pertencente ao Grupo Cura; e A. Costa Reis & Filhos, empresa do Grupo Espírito Santo (homónimo, mas sem relações com o que era liderado por Ricardo Salgado), com implantação no setor de transporte rodoviário de passageiros na Área Metropolitana do Porto.

O concurso da AML foi segmentado em quatro lotes separados, dois para a margem norte, dois para a margem sul do Tejo.

O Jornal Económico sabe que no lote 1, relativo à área geográfica dos concelhos da Amadora, Oeiras, Sintra, incluindo ligações a Cascais, Lisboa e exterior da Área Metropolitana de Lisboa, apresentou-se a jogo uma única proposta, da Vimeca/Scoturb, detidas pela família de origens brasileiras do empresário Jacob Barata.

No lote 2, referente aos municípios de Mafra, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira, incluindo interligações a Lisboa e ao exterior da AML, também entrou uma única proposta, da autoria da Rodoviária de Lisboa, pertencente ao Grupo Barraqueiro.

Por seu turno, o lote 3, relativo aos concelhos de Almada, Seixal, Sesimbra, e Barreiro, com ligações a Lisboa e ao exterior da área metropolitana da capital, recebeu um total de quatro candidaturas: da Autoviação Cura, do Grupo Cura, com sede em Viana do Castelo; da TST – Transportes Sul do Tejo, controlada pela Arriva, da órbita do gigante alemão do setor Deutsche Bahn; da A. Costa Reis & Filhos, do Grupo Espírito Santo, com forte implantação no setor de transporte rodoviário de passageiros da Área Metropolitana do Porto; e da Nex Continental, participada da National Express, que detém em Espanha a operadora Alsa.

Por fim, mais duas propostas no lote 4, referente aos concelhos de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela, Setúbal, incluindo ligações ao Barreiro, Setúbal e exterior da Área Metropolitana de Lisboa: uma da Guanaurb, pertencente ao Grupo Vimeca/Scoturb, e outra da citada Nex Continental.

Dos potenciais grandes grupos potenciais concorrentes apenas parece ter ficado de fora o operador francês Transdev, mas o concurso permite que, independentemente de quem apresenta oficialmente a proposta a concurso, possa recorrer a um ou mais parceiros em segunda linha que assegurem até um máximo de 30% dos objetivos de operação de cada um dos lotes, pelo que poderá ainda ser divulgada a constituição de diversos consórcios para responder às exigências do caderno de encargos deste concurso público internacional.

Nenhum dos lotes ficou deserto

O prazo para entrega das propostas terminou esta quarta-feira, dia 2 de setembro.

No total, foram apresentadas oito propostas, contemplando todos os lotes, pelo que nenhum ficou deserto.

O total do investimento previsto para o conjunto dos quatro lotes deverá ascender a cerca de 1.200 milhões de euros.

“O júri do concurso irá agora verificar a conformidade das candidaturas com as exigências do concurso, e demais obrigações legais, e apurar o vencedor de cada um dos lotes”, explica um comunicado da AML.

Este concurso da AML foi lançado em fevereiro último e inclui o serviço de transporte rodoviário de passageiros na Área Metropolitana de Lisboa, excluindo os serviços de âmbito municipal do Barreiro, Cascais e Lisboa.

No conjunto dos seus quatro lotes, foi ‘desenhada’ uma rede que passará a fazer 88,46 milhões v*km*ano (veículo/quilómetro/ano), correspondendo a um aumento de cerca de 40% dos serviços de transporte rodoviário, face ao que existia antes da situação pandémica.

“A apresentação das propostas encerra, deste modo, uma etapa fundamental no processo, que a AML conduz, com vista ao reforço do serviço de transporte de passageiros e à sua qualificação, desde logo, com uma significativa renovação da frota e níveis superiores de serviços tecnológicos de informação ao público e entretenimento a bordo”, adianta o referido comunicado.

Os responsáveis da AML assinalam que “este concurso decorre a par com a redução significativa do preço dos transportes implementada em 2019 com o novo sistema tarifário ‘Navegante’, e com a implementação de uma plataforma tecnológica de serviços e sistemas inteligentes de transportes, numa estratégia que, no seu conjunto, deverá promover a qualidade de vida na área metropolitana de Lisboa e uma alteração da repartição modal a favor dos transportes públicos e da mobilidade sustentável”.

Os novos operadores de transportes da AML deverão estar a operar no terreno até ao final de 2021.

Recomendadas

Itália bloqueia acesso ao ChatGPT

O software de Inteligência Artificial (IA) ChatGPT foi bloqueado na Itália, por não respeitar as regras de proteção de dados.

Projetos de grandes empresas financiados até 150 milhões de euros anuais até 2027

A medida foi aprovada na quinta-feira em Conselho de Ministros e pretende dar continuidade no apoio ao investimento, ao emprego e à atividade económica das grandes empresas.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.
Comentários