[weglot_switcher]

Barreiro já é uma cidade 5G

A cidade do distrito de Setúbal conta com a ajuda da NOS para se tornar uma “smart city”. Numa das maiores artérias da cidade, entre a Avenida Parque da Cidade e a Praceta Arsénio Duarte, haverá sensores com tecnologia de quinta geração para medir o trãfego de pessoas e carros.
18 Maio 2022, 14h48

Barreiro é hoje uma cidade 5G. A cidade do distrito de Setúbal investiu na tecnologia de quinta geração, com o apoio da NOS, para se tornar uma verdadeira smart city e estar mais preparada para as necessidades futuras das empresas e dos cidadãos.

A NOS implementou no Barreiro uma solução de monitorização da mobilidade urbana que usa analítica de vídeo numa das áreas mais movimentadas da cidade para medir o tráfego de pessoas e veículos. Nesta primeira fase, os sensores estarão instalados na ligação da Avenida Parque da Cidade à Praceta Arsénio Duarte.

Além disso, a operadora de telecomunicações está por trás da tecnologia de gestão dos resíduos urbanos do Barreiro. Neste concelho da Margem Sul, os lixos passaram a ser geridos por uma rede digital que recolhe e analisa dados sobre o processo e a instrumentalização de parte da frota de viaturas para recolha de biorresíduos da autarquia.

“O 5G da NOS é hoje uma realidade com que as autarquias portuguesas podem contar para acelerar decisivamente o seu processo de transição digital e responder cada vez melhor aos desafios, presentes e futuros, dos seus cidadãos”, garante Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS.

A telecom tem assinado parcerias com vários municípios portugueses em torno da digitalização. É o caso de Albufeira, Seixal, Lagoa ou Vila Nova de Famalicão, que adotaram soluções globais e integradas de gestão urbana. Ademais, Lagoa, Famalicão, Seixal e Albufeira têm salas de planeamento e controlo e plataformas integradoras e Águeda implementou soluções de rega inteligente, por exemplo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.