[weglot_switcher]

Bartolomeo, primeira plataforma europeia em direção ao Centro Espacial Internacional

A Airbus garante que, com o seu lançamento em março, a Bartolomeo, construída na Europa, está destinada a tornar-se a primeira plataforma de pesquisa comercial a ser anexada ao Centro Espacial Internacional.
27 Janeiro 2020, 19h55

A plataforma de pesquisa Bartolomeo desenvolvida pela Airbus para a International Space Center (ISS, Centro Espacial Internacional), já foi entregue ao Kennedy Space Center na Florida, Estados Unidos, cumprindo mais uma etapa em direção ao ISS.

“Este movimento marca mais um passo em direção a algo nunca visto: com o seu lançamento em março, Bartolomeo – construída na Europa- está destinada a tornar-se a primeira plataforma de pesquisa comercial a ser anexada ao ISS”, destaca um comunicado da Airbus.

O mesmo documento destaca que “a Bartolomeo é fundada pela Airbus e será operada com o apoio da European Space Agency (ESA)”.

“A plataforma pode alojar até 12 ‘slots’ de carga útil distintos, fornecendo-lhes também uma fonte de alimentação e transmissão de dados em torno da Terra”, revela o referido comunicado, acrescentando que, “com a Bartolomeo, a Airbus está a oferecer um acesso rápido e economicamente eficiente à pesquisa no espaço, que pode também ser utilizada para serviços de fornecimento de dados privados”.

“O ponto privilegiado da plataforma a 400 quilómetros acima da Terra oferece vistas desobstruídas do nosso planeta. Não só isto oferece oportunidades para a observação da Terra, como também para a realização de medições relacionadas com a pesquisa ambiental e climática – por exemplo, a concentração de óxido de nitrogénio ou CO2 [dióxido de carbono] na atmosfera terrestre”, garantem os responsáveis da Airbus.

Segundo o comunicado em questão, “a Bartolomeo será sujeita a mais inspeções e testes funcionais finais com a NASA no Kennedy Space Center antes de ser integrada num transportador espacial Dragon”, assinalando que “o lançamento está actualmente previsto para 2 de Março de 2020”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.