[weglot_switcher]

Base das Lajes pode tornar-se centro de treino militar (Senado dos EUA quer saber valores)

Proposta de orçamento da Defesa norte-americana, aprovada pelo Senado esta semana, pede que a Secretaria de Defesa indique quanto custa transformar a Base das Lajes num campo para exercícios de guerra aéreos e subaquáticos.
21 Setembro 2017, 16h31

Na secção 1056 do documento, já aprovado pela Câmara dos Representantes em julho, fica determinado que “passados não mais de 90 dias sobre a entrada em vigor” do orçamento, “a Secretaria de Defesa deve submeter para o Comité das Forças Armadas do Senado e da Câmara dos Representantes um relatório sobre as infraestruturas e capacidades da Base das Lajes”.

Nesse documento, deve ser indicado “o custo de estabelecer a Base das Lajes como um local para treinos aéreos e missões de guerra antissubmarinos, incluindo o custo das melhorias necessárias, bem como potenciais benefícios operacionais”.

Assim, os congressistas exigem ainda que o relatório inclua estimativas do custo de expandir a largura de banda para 56 gigabits por segundo e do custo para conectar a infraestrutura existente a cabos submarinos que venham a ser instalados.

Os políticos querem ainda uma justificação para que a base seja um local para militares não acompanhados e querem saber quanto custaria mudar esse estatuto, permitindo que os militares ali instalados possam ser novamente acompanhados pelas famílias.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.