[weglot_switcher]

Baterias do Nissan Leaf abastecem o Amsterdam ArenA

A Nissan vai utilizar 280 baterias usadas de modelos Leaf para alimentar o Amsterdam ArenA, num projeto em que a marca japonesa se alia à Eaton e à The Mobility House.
20 Abril 2017, 10h49

Nissan, Eaton – líder em gestão energética –, e The Mobility House assinaram um acordo válido por 10 anos com o Amsterdam ArenA para o fornecimento de energia de reserva a partir de baterias de segunda vida do Nissan Leaf. Apelidado xStorage Buildings, o sistema utilizado armazena e distribui energia quando é necessário, garantindo que a luz nunca falha neste recinto com 55.000 lugares. O armazenamento, cuja capacidade é de quatro Megawatts, recorre a 280 baterias usadas anteriormente no modelo elétrico japonês, o que permite que o sistema receba energia da rede elétrica, permitindo maior controlo, melhor valor e uma opção mais sustentável para o consumo energético.

Além de disponibilizar serviços de energia de reserva ao ArenA, o xStorage Buildings também permite que o estádio forneça energia aos bairros adjacentes quando necessário, protegendo a rede elétrica. Paul Willcox, Presidente da Nissan na Europa, afirmou: “A Nissan é conhecida pela inovação e qualidade, particularmente dos nossos veículos elétricos, e orgulhamo-nos de estar a utilizar esse conhecimento para transformar os sistemas de gestão de energia de estabelecimentos comerciais. Este anúncio é uma estreia mundial e tem o potencial para revolucionar a indústria energética. Desde que anunciámos o xStorage em maio passado assistimos a um interesse crescente por parte dos consumidores e também das empresas, e estamos entusiasmados por podermos anunciar o Amsterdam ArenA como o nosso primeiro parceiro comercial”.

Ao mesmo tempo, a Nissan e a Eaton anunciaram que a sua unidade de armazenamento doméstico de energia, xStorage Home, está já disponível para pré-encomenda no Reino Unido, Noruega e Alemanha, seguindo-se outros mercados europeus nos próximos meses.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.