[weglot_switcher]

Bayer com vendas e lucro recorde

O exercício de 2016 foi de crescimento para a multinacional alemã, impactada sobretudo pelo desempenho da área farmacêutica.
  • Almerinda Romeira
22 Fevereiro 2017, 12h30

A multinacional alemã anunciou, esta manhã, um acréscimo de 10,2% no resultado líquido de 2016, para 4,5 mil milhões de euros. No exercício, as vendas do grupo totalizaram 46,77 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 1,5% face ao ano anterior.

O bom desempenho no exercício foi parcialmente suportado pela área farmacêutica, que além de ser a maior em volume de vendas foi também a que mais cresceu. Em concreto, as vendas deste segmento do negócio foram de 16,4 mil milhões de euros, que comparam com 15,3 mil milhões em 2015, ou seja mais de mil milhões de euros de crescimento.

A segunda área de negócio com maior crescimento no ano passado foi a da saúde animal: 4,8%, já corrigidos de efeitos cambiais e ajustamento de portefolio. Aqui os negócios somaram 1,5 mil milhões.

A área de proteção das plantas (crop science), que a Bayer intenta aumentar significativamente por via da aquisição da norte-americana Monsanto em marcha, registou vendas de 9,9 mil milhões de euros, mantendo-se nos níveis de 2015.

A área de medicamentos de consumo (consumer health), terceira maior em volume de vendas, gerou à empresa receitas de cerca de 6 mil milhões de euros, tendo crescido sobretudo nos mercados da América Latina e Ásia-Pacífico.

Werner Baumann, CEO da Bayer, salientou, na sede da empresa em Leverkusen, “ter boas razoes para estar optimista com o futuro” e adiantou perspetivas de crescimento para o ano em curso.

Almerinda Romeira está em Leverkusen, a convite da empresa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.