[weglot_switcher]

Bayern de Munique com maior prémio de sempre na Liga dos Campeões

A conquista da Liga dos Campeões pelo Bayern de Munique representa para o clube bávaro o maior prémio de sempre disponibilizado pela UEFA. O clube venceu todos os 12 jogos que disputou na competição, incluindo a final, o que fez com que acumulasse o máximo de cada prémio por jogo, a que se junta o bónus por ter vencido a ‘Champions’.
24 Agosto 2020, 11h05

Depois de vencer todos os jogos da edição 2019/20 da Liga dos Campeões, o Bayern de Munique acumulou a maior quantia de sempre de prémios por vitória, um total de 117,15 milhões de euros. Além do incentivo moral que é vencer a ‘Champions’, o clube bávaro vai com certeza aproveitar a almofada financeira para se recuperar da crise provocada pela pandemia de Covid-19, segundo o “El Economista”.

O clube alemão só vai receber o prémio final dos últimos três jogos da Liga dos Campeões quando a UEFA encerrar as contas do ciclo 2019/20 no final deste ano. Mas o que já se sabe é que o FC Bayern ultrapassará a receita que o Barcelona conquistou em 18/19 (um recorde na história do Velho Continente), com 111,09 milhões de euros. Só com prémios de rendimento desportivo e coeficiente, que já se encontram definidos, a equipa da alemã receberá 117,15 milhões de euros.

Tamanha quantidade, já recorde, explica-se em parte pelas vitórias da equipa de Munique. Com as seis vitórias na fase de grupos, o Bayern recebeu 16,2 milhões de euros (2,7 milhões por cada jogo vencido). Além disso, os bávaros adicionaram mais 9,5 milhões de euros por chegar aos oitavo-de-final, 10,5 milhões de euros para chegar aos quartos-de-final, 12 milhões de euros para a meia-final e 19 milhões de euros por se sagrar campeão.

67,2 milhões de euros aos quais se somam os 14,5 milhões que a UEFA atribui a cada equipa participante na Liga dos Campeões e os 35,45 milhões de euros que pertencem aos alemães por ser o clube europeu com o melhor coeficiente.

Os já mencionados 117,15 milhões de euros que podem ser transformados em 130 milhões de euros, já que por ‘market pool’ o Bayern receberá mais 15 milhões de euros. Esta secção, que varia em cada época, é o dinheiro que a UEFA distribui a cada clube de acordo com a posição na sua liga e o valor que o seu país tem pelos direitos televisivos na Europa. A Alemanha, com um dos maiores espaços de televisão, já ganhou 34,46 milhões de euros entre os quatro participantes alemães em 2018/19 (11,48 deles foram para Munique).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.