A britânica BBC prepara-se para fechar os seus serviços de televisão e rádio e passar a estar presente unicamente no palco digital. O diretor geral daquele órgão de comunicação social, Tim Davie, fez saber que a BBC continua focada nas transmissões mas que, até 2030, os dois meios de comunicação devem ser encerrados.
“Um desligar das transmissões vai acontecer com o tempo e devemos planear isto”, sublinhou, em declarações citadas pelo diário britânico “The Guardian”.
O futuro vai trazer consigo “a BBC numa oferta singular”, possivelmente sob a forma de uma app que combine tudo, desde os programas de televisão, cobertura de temas locais e outros educacionais. Com o desaparecimento das estações de televisão e rádio da BBC, estes programas podem ser continuados pela via digital.
“Mudar para o digital não é o desafio concreto”, garantiu Davie, “mudar para o digital sem perder a maior parte do público e queimar milhões de libras desnecessariamente é o desafio.”
Os serviços de televisão e rádio em causa chegam a dezenas de milhões de cidadãos britânicos todos os meses, mas quase todos os programas estão a lidar com quedas no que diz respeito a audiências em direto. Uma das preocupações é o afastamento dos públicos mais jovens, de tal forma que a média de idades dos espetadores está próxima dos 60 anos.