BCE alerta para correção nos mercados devido à incerteza política

Uma correção “abrupta” nos mercados ganhou força devido à instabilidade política, diz o relatório do BCE.

Kai Pfaffenbach/Reuters

O relatório de estabilidade financeira do Banco Central Europeu, publicado hoje, alerta para uma correção nos mercados devido à instabilidade política. “As elevadas tensões geopolíticas e forte incerteza política, numa altura em que o calendário eleitoral está bastante preenchido em muitas economias avançadas, tem o potencial para reacender a aversão ao risco a nível global e despoletar um forte choque de confiança”, lê-se no relatório.

Para o BCE, o aumento da instabilidade política pode representar uma ameaça para o sistema financeiro, “Os bancos da Zona Euro permanecem com vulnerabilidades significativas”, acrescentam.

O relatório do Banco Central Europeu refere ainda a inesperada vitória de Donald Trump nas eleições norte-americanas. Isto numa altura em que se aproxima um referendo na Itália, marcado para 4 de dezembro.

Recomendadas

Prestação da casa sobe entre 108 e 251 euros em dezembro

A prestação da casa paga pelos clientes bancários no crédito à habitação vai subir acentuadamente este mês nos contratos indexados à Euribor a três, seis e 12 meses, face às últimas revisões, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Compras das festividades aconteceram mais cedo e serão maiores este ano, segundo a Meta

Alguns dos motivos que podem explicar este acontecimento é o facto de os consumidores estarem preocupados com a escassez de bens, antecipando a compra dos presentes desejados, enquanto as empresas com excesso de stock procuraram eliminá-lo com grandes descontos.

Ex-ministro das Finanças do Luxemburgo Pierre Gramegna lidera MEE a partir de hoje

Numa reunião realizada à distância na passada sexta-feira, o Conselho de Governadores do MEE, que junta os 19 ministros das Finanças da moeda única, decidiu nomear o luxemburguês Pierre Gramegna para o cargo de diretor executivo do fundo de resgate da zona euro.
Comentários