BCE alerta que irá ter prejuízos em 2022 por causa de uma década de política monetária expansionista

O BCE explicou que os prováveis prejuízos em 2022 se devem à subida das taxas de juro que vai aumentar a remuneração dos 5 biliões de euros que os bancos comerciais têm depositados nos bancos centrais.

Reuters

O Banco Central Europeu (BCE) admitiu ontem, terça-feira, que pode ter prejuízos este ano fruto de uma década de impressão de dinheiro. A notícia é avançada pela “Reuters”.

Vítima das suas decisões de política monetária expansionista, o BCE explicou que os prováveis prejuízos em 2022 se devem à subida das taxas de juro, que encarece a remuneração dos 5 biliões de euros que os bancos comerciais têm depositados nos bancos centrais.

“Os lucros vão baixar e poderemos até registar prejuízos”, admite o BCE num comunicado publicado no seu site.

Na Política Monetária Expansionista, o Banco Central aumenta a oferta de moeda em circulação no país e reduz as taxas de juros com o objetivo de melhorar o desempenho da economia por meio do aumento do poder de compra para incentivar o consumo.

Os instrumentos de estímulo, utilizados durante vários anos quando a inflação era demasiado baixa, são agora suscetíveis de empurrar o BCE e alguns dos seus acionistas, tais como os bancos centrais da Alemanha, Holanda e Bélgica, para prejuízos. A “Reuters” salienta que são os bancos centrais dos países com contas públicas mais saudáveis, como da Alemanha e Países Baixos, os que deverão ser mais penalizados com a inversão da política monetária, sendo mesmo possível que recorram a dinheiro dos contribuintes para se capitalizarem.

Recomendadas

Ligações ferroviárias de Lisboa a Corunha e Madrid entre projetos apoiados pela UE

O executivo comunitário anunciou hoje que escolheu 10 projetos-piloto que apoiará para estabelecer novos serviços ferroviários ou melhorar os já existentes, apontando que, no seu conjunto, “irão melhorar as ligações ferroviárias transfronteiriças em toda a União Europeia, tornando-as mais rápidas, mais frequentes e mais acessíveis”.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta terça-feira.

“Temos o melhor pipeline de sempre em oportunidades de negócio”, salienta CEO da Webhelp Portugal

O crescimento desta empresa que proporciona serviços de apoio ao cliente, permite aumentar o investimento e criar ainda mais postos de trabalho, de acordo com Carlos Moreira, o administrador da Webhelp em Portugal, no podcast “JE Entrevista”.
Comentários