[weglot_switcher]

BCE alerta: valorização do euro pode ter “consequências indesejadas” na inflação

Esta segunda-feira, a moeda única negoceia em baixa, a perder 0,27% para os 1,2001 dólares, depois de ter tocado no valor mais elevado desde dezembro de 2014 na passada sexta-feira.
  • Ralph Orlowski/Reuters
11 Setembro 2017, 13h14

Depois de Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE), ter alertado para os riscos da trajetória de valorização do euro, Benoît Coeuré, membro do conselho executivo do regulador bancário veio esta segunda-feira frisar também que os ganhos registados nas últimas semanas pela moeda única podem ter “consequências indesejadas” para a inflação.

“Os choques exógenos na taxa de câmbio, se forem persistentes, podem levar a um aperto injustificado das condições financeiras, com consequências indesejáveis ​​para a perspectiva da inflação”, afirmou Benoît Coeuré durante um discurso em Frankfurt. “Neste contexto, a recente volatilidade na taxa de câmbio representa uma fonte de incerteza que requer monitorização”.

Esta segunda-feira, a moeda única negoceia em baixa, a perder 0,27% para os 1,2001 dólares, depois de ter tocado no valor mais elevado desde dezembro de 2014 na passada sexta-feira. A inversão da tendência de subida segue-se aos esforços do BCE para controlar o valor da divisa e afastá-la do patamar dos 1,20 dólares.

A valorização do euro tornou-se uma dor de cabeça adicional para o BCE, numa altura em que Mario Draghi planeia avançar com a retirada de estímulos financeiros às economias europeias até ao final do ano.

“A política monetária do BCE permanecerá mais acomodativa por mais tempo”, explicou Benoît Coeuré, sustentando que a inflação se manteve contida apesar dos choques cambiais persistentes e que a taxa cambial será um fator a ser tido em conta em eventuais decisões futuras.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.