BCE aprova medidas da Grécia mas com reservas

O Banco Central Europeu aprovou hoje as medidas propostas pela Grécia, considerando que são “um ponto de partida válido” para o processo de revisão, mas coloca algumas reservas. Numa carta hoje enviada pelo presidente do BCE ao presidente do Eurogrupo, Mario Draghi afirma que o documento entregue por Atenas, numa primeira leitura, “cobre um vasto […]

O Banco Central Europeu aprovou hoje as medidas propostas pela Grécia, considerando que são “um ponto de partida válido” para o processo de revisão, mas coloca algumas reservas.

Numa carta hoje enviada pelo presidente do BCE ao presidente do Eurogrupo, Mario Draghi afirma que o documento entregue por Atenas, numa primeira leitura, “cobre um vasto leque de áreas de reforma”, pelo que “é suficientemente abrangente para ser um ponto de partida válida para a conclusão bem sucedida da revisão”.

Na missiva endereçada a Jeroen Dijsselbloem, Dragui acrescenta que o tempo disponível para apreciar a proposta foi insuficiente para uma análise das propostas concretas e dos compromissos do Governo grego no que respeita ao crescimento, às finanças públicas e à estabilidade financeira.

No entanto, o responsável máximo do BCE sublinha que as bases para a conclusão da atual revisão e de futuros compromissos são “o atual Memorando de Entendimento e o Memorando de Políticas Económicas e Financeiras”, chamando a atenção para o facto das medidas propostas agora por Atenas serem “diferentes do atual programa de compromissos em várias áreas”.

“Nesses casos, vamos ter de analisar, durante a revisão, quais são as medidas que não são aceites pelas autoridades e que são substituídas por medidas de igual ou melhor qualidade, para que se atinjam os objetivos do programa”, avisa Mario Draghi.

 

OJE/Lusa

Recomendadas

Angola. Banco Nacional baixa taxa de juro básica, de 18% para 17%

O Banco Nacional de Angola voltou a reduzir a taxa de básica de juro (taxa BNA) em 1 ponto percentual, de 18% para 17%, decisão fundamentada com “a avaliação do comportamento dos preços”, segundo o governador do regulador angolano.

Primeiro-ministro do Iraque em visita à Turquia

A Turquia continua a fazer todos os possíveis para ser um país incontornável na região. Com as placas tectónicas do xiismo e do sunismo em forte movimentação, Ancara não quer perder nada do seu prestígio internacional.

Moscovo: Putin e Xi Jinping debateram o plano chinês para a paz na Ucrânia

O encontro entre os dois líderes demorou cerca de quatro horas e meia, mas os intervenientes foram parcos em informações sobre a matéria. Entretanto, em Washington, o governo norte-americano queixa-se do ‘branqueamento’ que a visita de Estado representa.