BCE convoca Conselho de Supervisão Bancária para analisar agitação no mercado

O pedido de reunião acontece menos de 24 horas depois do banco central anunciar um novo aumento das taxas de juros em 50 pontos base.

O Banco Central Europeu (BCE) convocou o Conselho de Supervisão Bancária para analisar a agitação financeira que se tem sentido nos mercados desde o colapso do Silicon Valley Bank (SVB) na passada sexta-feira, 10 de março, revela o “El Economista”.

Esta é uma reunião com carácter extraordinário. De relembrar que na primeira sessão da semana (segunda-feira), os mercados europeus abriram e fecharam no ‘vermelho’, reagindo à queda dos três “S”: Silvergate, SVB e Signature Bank.

O pedido de reunião acontece menos de 24 horas depois do banco central anunciar um novo aumento das taxas de juros em 50 pontos base e de ter pedido calma ao mercado em relação ao sector financeiro.

Também o fim da entrada de capital no Credit Suisse por parte do maior acionista, anunciado na quarta-feira, causou enorme incerteza aos mercados europeus e levou a que as cotações dos bancos da Europa caíssem a pique durante as sessões, causando fortes correções aos índices bolsistas.

Relacionadas

BCE dá sinal de confiança e mantém ritmo com nova subida de 50 pontos (com áudio)

Apesar dos problemas na banca internacional na última semana, o BCE manteve o ritmo de subidas, correspondendo à expectativa do mercado, e colocou a taxa de referência para a zona euro em 3%.

BCE vai manter subida de 50 pontos base? Estabilidade no sector bancário divide mercados

De acordo com uma análise divulgada pelo XTB, “os economistas inquiridos pela Bloomberg e Reuters apontam para um aumento da taxa de 50 pontos base, mas estes inquéritos podem já estar desatualizados e não refletir as expectativas reais, na sequência das últimas perturbações no sector bancário”.
Recomendadas

Cosec permite que apólices de seguro caução possam ser assinadas digitalmente

Para que a Cosec emita as apólices neste formato, “os representantes legais do Tomador do Seguro e do Segurado têm de ter assinaturas digitais”, explica a companhia.

CGD e PayPal avançam com parceria para os pagamentos digitais

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) acaba de estabelecer uma parceria com a PayPal, a fintech líder mundial em pagamentos digitais. Em resultado desta parceria, na aplicação Caixadirecta, os clientes podem agora associar os cartões de pagamento da Caixa à carteira digital da PayPal.

UBS tenta anular acordo de venda do banco de investimento do Credit Suisse nos EUA

O UBS está preparado para entrar em conversações com Michael Klein para pôr fim a um negócio que tinha em vista pôr o célebre banqueiro de investimento de Wall Street a assumir o controlo de grande parte do banco de investimento do Credit Suisse nos Estados Unidos, noticiou o Financial Times.
Comentários