[weglot_switcher]

BCE prolonga programa compras, mas abranda ritmo a partir de abril

BCE reduz compras a partir de Abril para 60 mil milhões de euros, pelo menos até final de 2017
8 Dezembro 2016, 12h56

O Banco Central Europeu vai prolongar o programa de compra de ativos além de março de 2017, até pelo menos o final do próximo ano, mas vai reduzir o ritmo mensal de aquisições a partir de Abril para 60 mil milhões deu euros dos actuais 80 mil milhões de euros.

Em comunicado publicado após a reunião mensal de política monetária, o Conselho de Governadores adiantou que este prazo final de dezembro do próximo ano poderá ser ultrapassado “se for necessário e, em qualquer caso, até que o Conselho de Governadores considere um ajustamento sustentado no caminho da inflação, coerente com o seu objectivo de inflação”.

O BCE manteve as taxas de juros inalteradas, conforme esperado, em mínimo históricos, visando impulsionar a economia e a  inflação na zona euro.

As taxas de juros praticadas pelo BCE com os bancos da Zona Euro ficam assim em 0% para os empréstimos regulares à banca, e em -0,4% para os depósitos que as instituições façam em Frankfurt.

“O Conselho de Governadores continua prever que as taxas de juros principais do BCE permaneçam nos níveis actuais, ou mais baixos, por um período prolongado, e que ultrapassará o horizonte da compra de activos líquidos,” adiantou o BCE.

O foco está agora centrado na conferência de imprensa que o presidente do BCE vai realizar às 13h30,

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.