[weglot_switcher]

BCP afasta descida nas comissões porque “preços estão adequados aos serviços prestados”

“Cria-se a ideia de que os juros sobem e as comissões caem. Não é assim”, afirma Miguel Maya, CEO do BCP, notando que “o banco não perspetiva nenhuma baixa das comissões”, uma vez que “os preços estão adequados aos serviços prestados”.
  • Cristina Bernardo/JE
27 Julho 2022, 17h16

Miguel Maya considera que os preços cobrados pelos serviços prestado pelo banco são adequados. Nesse sentido, o presidente executivo do BCP não prevê que haja uma descida nas comissões que os clientes têm de pagar.

“Cria-se a ideia de que os juros sobem e as comissões caem. Não é assim”, começou por dizer Maya aos jornalistas, na apresentação dos resultados para o primeiro semestre, quando o banco obteve lucros de 74,5 milhões de euros.

De acordo com o banqueiro, “o banco não perspetiva nenhuma baixa das comissões”, uma vez que “os preços estão adequados aos serviços prestados”. O BCP “também paga mais pela luz, combustíveis. O banco também sente a inflação”, referiu.

As comissões líquidas do BCP aumentaram 9,8% no primeiro semestre de 2022, face aos 352,9 milhões de euros registados nos primeiros seis meses de 2021, ascendendo a 387,6 milhões de euros. Um desempenho favorável que se verificou sobretudo na atividade em Portugal, onde as comissões cresceram 12,1% para 277,2 milhões de euros.

“Em termos consolidados, assistiu-se a uma melhoria generalizada dos vários tipos de comissões, refletindo em larga medida a progressiva normalização da atividade económica”, afirma o banco liderado por Miguel Maya no comunicado divulgado esta quarta-feira.

O BCP, tal como as outras instituições financeiras, tem aumentado os custos de alguns serviços que presta. Desde junho que o banco deixou cair alguns dos critérios para se ter acesso à isenção na comissão de manutenção de conta. Se, antes, os clientes do banco que usavam os cartões de crédito e de débito para fazerem compras conseguiam escapar a este encargo, esta “borla” passou a ser aplicada apenas aos mais jovens mas também a quem tem reformas mais baixas, desde que se trate da conta principal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.