[weglot_switcher]

BCP ganha mais de 2% após apresentar subida nos lucros

O relatório de contas enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) mostra que, nos três primeiros meses do ano, o BCP registou lucros de 85,6 milhões. As ações sobem para 0,285 euros.
  • Cristina Ferreira
8 Maio 2018, 10h19

O Banco Comercial Português (BCP) está a negociar em alta esta terça-feira, depois de ter reportado uma subida de 70,8% nos lucros face ao período homólogo. As ações do banco liderado por Nuno Amado estiveram a subir 2,52% para 0,285 euros, retomando máximos de 26 de abril.

O relatório de contas enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) mostra que, nos três primeiros meses do ano, o BCP registou lucros de 85,6 milhões. O valor traduz uma subida de 70,8% face ao período homólogo. A margem financeira cresceu 12,5 milhões para 344,8 milhões, mais de 3,8% do que no ano anterior. As comissões aumentaram num ano 4,4% para 167,8 milhões.

O banco destaca a evolução favorável do negócio, com especial destaque para a captação de clientes e recursos. Os clientes ativos do grupo totalizam 5,6 milhões, o que corresponde a um crescimento superior a 380 mil clientes face a 31 de março de 2017.

Na conferência de imprensa de apresentação dos resultados trimestrais, Nuno Amado adiantou que conta distribuir dividendos aos acionistas apenas em 2020, referente aos resultados de 2019.

Esta manhã, foi também divulgada a proposta de lista para o conselho de administração, que será votada ao final deste mês. A proposta apresentada nomeia Nuno Amado para chairman do banco, enquanto Miguel Maya Pinheiro assume a liderança enquanto presidente executivo. Jorge Magalhães Correia, atual presidente da seguradora Fidelidade é outro dos nomes avançados para integrar o conselho de administração do BCP.

A reagir aos resultados trimestrais revelados, as ações do BCP estão agora a somar 1,80% para 0,283 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.