[weglot_switcher]

BCP não está a analisar qualquer fusão com o Montepio

“A notícia não tem fundamento, nunca falei com Ministério de Finanças” disse ao Jornal Económico, Miguel Maya.
28 Setembro 2020, 16h19

“A notícia não tem fundamento, nunca falei com Ministério de Finanças” disse ao Jornal Económico Miguel Maya, CEO do Millennium BCP, questionado sobre se teria, numa reunião com o ministro das Finanças, João Leão, falado da possibilidade de integrar o Banco Montepio.

O jornal Expresso noticiou este fim de semana que o ministro esteve reunido com banqueiros por causa das moratórias bancárias, e que, nessa reunião o tema do Banco Montepio acabou por surgir.

O semanário disse que confirmou esta informação “junto de várias fontes”.

Miguel Maya confirmou hoje aos jornalistas durante uma conferência sobre o setor do turismo em Lisboa, organizada na Fundação Calouste Gulbenkian, que o BCP não está a negociar uma fusão com o Banco Montepio. Confirmando o que já tinha avançado em declarações ao JE, não houve qualquer tentativa de contacto com o ministério das Finanças no sentido de uma compra ou fusão com o banco Montepio.

“Não estabelecemos nenhuns contactos com o Ministério das Finanças sobre o tema do Montepio nem estamos a analisar nenhuma operação com o Montepio”, disse o CEO do banco.

De acordo com o presidente do BCP, a estratégia do banco passa por um “crescimento orgânico” mas não rejeitou estudar a fusão com o Banco Montepio ou outras operações que “surjam que justifiquem uma análise rigorosa”. Para já, Miguel Maya reforça que a “proteção do balanço do banco é a prioridade absoluta”.

A mesma edição do Expresso dá ainda conta, noutra notícia, que fonte do Executivo referiu que não vai interferir se a fusão corresponder à vontade dos acionistas dos dois bancos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.