BCP perde 98,3 milhões de euros até setembro

O resultado líquido do Millennium bcp é negativo de 98,3 milhões de euros até setembro, o que compara com 597 milhões de euros negativos no período homólogo. No 3º trimestre, o resultado líquido consolidado foi negativo em 36 milhões de euros. Neste trimestre, refere a instituição, que antecipou para hoje a divulgação de resultados, que […]

O resultado líquido do Millennium bcp é negativo de 98,3 milhões de euros até setembro, o que compara com 597 milhões de euros negativos no período homólogo. No 3º trimestre, o resultado líquido consolidado foi negativo em 36 milhões de euros. Neste trimestre, refere a instituição, que antecipou para hoje a divulgação de resultados, que estão incorporados os impactos contabilísticos do AQR, da venda no trimestre de parte da carteira de dívida pública portuguesa e do reconhecimento de ativos por impostos diferidos.

As operações internacionais tiveram uma contribuição altamente positiva para o resultado. Excluindo a Roménia, o resultado líquido consolidado da área externa foi de 152 milhões de euros, mais 15,1% do que no período homólogo.

O produto bancário melhorou em todas as geografias, com um crescimento de 37% em termos homólogos, justificado pela melhoria da margem financeiro que voltou a registou o melhor trimestre desde a emissão de CoCos em junho de 2012. Adianta o banco que se registou cortes adicionais nos custos operacionais consolidados, com menos 3,4% em face dos primeiros nove meses de 2013. Neste exercício registou-se uma redução de 8,% dos custos com pessoal em Portugal, e que já inclui o impacto da redução temporária dos salários.
Um outro ponto relevado pelo banco foi a redução em cerca de um terço de novas entradas líquidas em “non performance loans”, o que significa que o banco está a conseguir manter o objetivo de redução sustentada do custo do risco, “apesar do impacto excecional dos AQR no nível do aprovisionamento”.

Por Vítor Norinha e Carlos Caldeira

Recomendadas

El Corte Inglés contrata mais de 500 colaboradores para o Natal

“Para além deste período de Natal, há ainda possibilidade de permanecerem em contratos futuros, tal como tem acontecido em anos anteriores”, garante a empresa.

Bosch Industry Consulting abre escritório em Espanha

As operações da Bosch Industry Consulting em Espanha irão beneficiar da existência do centro de competências da Bosch em Aveiro.

EDP Brasil emite papel comercial no valor de 292 milhões de euros para amortizar dívida ao BNDES

O objetivo da emissão é realizar o pagamento antecipado da dívida com o Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social – BNDES, no montante aproximado de 470 milhões de reais e distribuir o restante ao acionista, diz a empresa.